Sucesso do Enem
Por José Ronildo – Dados preliminares apontam que, dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, 73,4% participaram da prova no domingo, 3 de novembro. O índice revela um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023, quando 71,9% dos inscritos compareceram. O balanço parcial foi apresentado pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, em coletiva de imprensa na sede do Instituto, em Brasília (DF), ao final da aplicação.
Dos concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram. O aumento desse público no exame foi de 36% em relação à edição de 2023, quando 58% dos concluintes fizeram inscrição. Das 27 unidades da Federação, 14 tiveram 100% de seus concluintes inscritos no Enem.
“Considero o maior interesse de concluintes do ensino médio no Enem uma das coisas mais importantes dessa edição, além do crescimento do número de inscritos”, disse Santana. Na visão do ministro, os dados confirmam o impacto de políticas que incentivam a participação desses estudantes: “Tivemos vários estados nos quais o percentual de concluintes quase dobrou. Esses números são um reflexo não só do esforço dos estados, que estimulam a inscrição, mas de um efeito forte do Pé-de-Meia”. Os estudantes beneficiados pelo programa que realizarem os dois dias de prova do Enem receberão uma parcela extra do incentivo, no valor de R$ 200, em 2025.
Os dados que embasam as análises divulgadas na coletiva são amparados no Censo Escolar 2023 (edição mais recente da pesquisa com os resultados publicados). O levantamento estatístico traz, entre outras informações, o número de estudantes matriculados no 3º ano dessa etapa educacional em toda a rede pública. Os dados definitivos dependem da consolidação por parte da empresa aplicadora e serão informados em janeiro de 2025, na divulgação dos resultados do exame.
No total, foram 10.766 locais de prova e 11.635 coordenações, nas 149.724 salas de aplicação, em 1.753 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Ao todo, 4.999 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender às orientações dos fiscais, por exemplo. Outras 689 pessoas foram afetadas por problemas como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.
Chave de ouro
O prefeito José Aldemir realmente fecha com chave de ouro sua segunda gestão em Cajazeiras, com a pavimentação asfáltica de mais 10 ruas e avenidas, além da sinalização para implantação de um Centro de Especialidades Odontológicas na zona norte, pavimentação a paralelepípedo de mais duas ruas, a reforma de mais duas escolas e a readequação da Travessa Joaquim Costa. Não é comum tantas obras no final de uma gestão, quando o clima geralmente é de fim de festa.
Apesar de ter conseguido o CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), marcando um tento extraordinário para a saúde de Cajazeiras, a pavimentação asfáltica de mais de 50 ruas e 600 apartamentos pelo Minha Casa Minha Vida, o prefeito se diz frustrado por não ter conseguido transformar o Cristo Rei em um espaço turístico, que resultaria da retirada das antenas.
A cereja do bolo seria o prefeito conseguir a retomada as obras da creche da zona norte, da UBS do Alto da Bela Vista e da escola de Divinópolis, além da inauguração da creche da zona sul, conveniada com o governo do Estado.
Incentivo
Uma versão do programa Pé-de-meia voltado para universitários matriculados em cursos de licenciatura deverá ser anunciada ainda este mês informou o ministro da Educação, Camilo Santana, em uma coletiva à imprensa na sexta-feira (1º) ao final do Encontro Global da Educação realizado em Fortaleza. O objetivo é atrair e incentivar os estudantes a se tornarem professores. O governo enfrenta uma dificuldade nessa questão tendo em vista que os jovens não querem ser professores. Faltam professores principalmente de matemática, química e física. A bolsa será de R$ 500,00.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário