Preservando a história
Por Reudesman Lopes
O Museu do Futebol de Cajazeiras juntamente com alguns abnegados atleticanos estão trabalhando no Projeto: “Preservando uma história – Homenagem aos campeões paraibanos 2002”. Campeão em 2002 e chegando aos 20 anos desta conquista, ela continua sendo a grande glória do futebol cajazeirense e do Atlético Cajazeirense de Desportos, por isto merece ser lembrada e comemorada pela terra do Padre Rolim e pela nação do Trovão. Neste momento, existe uma soma de campeões com autoridades municipais e historiadores para celebrar dignamente a conquista que ainda continua viva em cada um de nós.
Uma comissão está sendo formada encabeçada pelo professor Reudesman Lopes Ferreira, os campeões Giqueta e Nildo, o secretário de esportes Adriano da Vila Nova e mais alguns atleticanos para, na próxima semana, começar a traçar um planejamento que possa culminar com uma programação festiva em homenagem a todos aqueles que participaram do time do Atlético na temporada 2002.
Como se sabe, a cidade de Cajazeiras e principalmente o clube campeão, deve aos seus jogadores, comissão técnica e colaboradores, a entrega a cada um destes das suas faixas de campeões da Paraíba que naquela ocasião não foram entregues aos vencedores. Essa por si só já justificaria a homenagem que está sendo idealizada e trabalhada pelo Museu do Futebol de Cajazeiras e atleticanos.
Mas, essa festa se reveste também de um significado muito importante e que precisamos trabalhar essa oportunidade não apenas no futebol, e sim, em outras áreas da terra do Padre Rolim, e este é “preservar uma história” e assim manter acesa essa memória. Muito embora sejamos cantados em verso e prosa como a terra da cultura, raríssimas são as vezes que merecemos essa denominação justamente por não entendermos e valorizarmos a preservação desta história e desta memória da terra do Padre Rolim.
Homenagear o Atlético Cajazeirense de Desportos os seus heróis de 2002 passados 20 anos é de fato uma demonstração do futebol cajazeirense de como é fundamental a manutenção e a preservação de uma história e de uma memória para que possa se valorizar a luta daqueles que com imenso sacrifício trabalham, sem apoio, para manter viva tão valorosas tradições desta terra.
Assim, com a bençãos de Deus e o apoio dos apaixonados atleticanos lá vamos nós comemorarmos o título mais importante conquistado pelo futebol de Cajazeiras.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário