header top bar

Fernando Caldeira

section content

Os riscos de rompimento político em CZ

10/12/2009 às 23h57

Por Fernado Caldeira

Os desencontros políticos havidos nestes últimos tempos e a possibilidade de que não ocorra uma reversão nesse processo, pode gerar enormes prejuízos para o grupo vitorioso de 2008 na disputa pela Prefeitura de Cajazeiras. Equivale dizer: Jeová Campos, Vituriano e Léo Abreu.
Unido, esse grupo já deu mostras de força política suficiente para eleger Vituriano (estadual), Jeová (federal) e reeleger Léo (prefeito). Desunido, ao contrário, todos três correm sério risco de naufragar no mar do desentendimento.

Vamos aos fatos: em 2008, a união de forças entre Vitu, Jeová e Léo levou o forte esquema do então prefeito Carlos Antônio e do deputado José Aldemir a uma derrota que poucos podiam prever. Ficou claro a todos que liberto de vaidades e interesses pessoais, esse emergente grupo político manteria a hegemonia da política local por longos anos. Mas atentem: liberto de vaidades e interesses pessoais! Quer dizer, se todos lutarem por todos, e não uns por si próprios, o esquema tem fortes chances do continuar comandando a política cajazeirense. De outro modo, vai ser caco de esquema pra todo lado. Querem ver?

Imaginem, como se comenta nos bastidores, Vituriano (estadual) fechar dobradinha política com Leonardo Gadelha (federal) em Cajazeiras? O que impedirá de, por exemplo, como resposta, Jeová Campos (federal) fechar dobradinha política com Lindolfo Pires (estadual)? Serão mais dois candidatos a disputar os votos dos cajazeirenses. Daí restará apenas o rompimento do esquema vitorioso em 2008 em Cajazeiras, com as piores conseqüências possíveis para um projeto de reeleição de Léo Abreu em 2012.

De outro modo, se em resposta a uma dobradinha Vitu/Leonardo ou Vitu e qualquer outro que não seja o parlamentar petista, Jeová aliar-se a José Aldemir e, por conseqüência, a Carlos Antônio, não só o projeto de reeleição de Léo em 2012 estará fortemente ameaçado, como o projeto de reeleição do governador Maranhão em 2010, na região, sofrerá forte abalo, face a enorme influência que a política de Cajazeiras tem em toda a região.
Assim, melhor aqueles líderes que vitoriaram em 2008 na terra do padre Rolim criarem juízo e refletirem sobre as conseqüências do rompimento, enquanto é tempo. Porque depois do pirão desonerar, difícil será comê-lo!

S O L T A S

*O Grupo Zerinho realizou sua confraternização de final de ano na última terça-feira (8), no Clube Cabo Branco, em João Pessoa. Funcionários, familiares e amigos foram homenageados por Zerinho, Marizete, Arlan e Cardilânia Rodrigues, diretores da Empresa de Transportes Marajó, a principal do Grupo.

*Na confraternização do Grupo Zerinho estiveram presentes, entre outros convidados, os deputados José Aldemir (DEM) e Jeová Campos (PT), que participaram das comemorações e da feijoada tradicional de final de ano.

*O deputado Jeová Campos (PT) é a sensação dos programas de TV e rádio na capital paraibana. Motivo? Propostas inteligentes, posturas sóbrias e posição política definida!

*O deputado federal Armando Abílio (PTB) vive o tempo todo armando! Quando não é apoio político para si próprio, e cargos e empregos para familiares seus. Que o diga o prefeito Ricardo Coutinho (PSB), de João Pessoa.

*O governador José Maranhão anda preocupado com os desentendimentos no seu grupo político em Cajazeiras, e deve tomar algumas providências!

*O deputado e candidato a senador Wilson Santiago (PMDB) já começou a fazer contas e cálculos para dividir suas áreas políticas com candidatos a deputado federal, como Wilson Filho, Manoel Júnior e Jeová Campos.

*Neste domingo (13), o empresário Chico Mendes é o entrevistado do programa Trem das Onze (www.fernandocaldeira.com.br)


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: