Oposição: anarquia e caos
Defendi e continuo a defender o trabalho da oposição no regime democrático. Sem ela, não há democracia, posto que esta se consubstancia no confronto das idéias, que só poderá haver existindo situação e oposição.
Porém, o sentido de oposição precisa ser reaprendido por alguns que vêm desvirtuando o seu verdadeiro e importante papel.
Ser oposição não é, por exemplo, criticar, criticar, só criticar! Ser oposição é também criticar! Criticar indicando e mostrando possíveis erros ou desvios. Mas não só criticar! Ser oposição é votar contra, mas não só contra!
Porque, afinal, da mesma forma que um governo não consegue acertar tudo, não erra tudo. E se é assim, ser contra constante e ininterruptamente é ser oposição ao Estado e não mais somente ao governo.
E, ao que saiba, nenhum eleitor votou num deputado de oposição para ele postar-se contra o Estado. E não o fez, simplesmente porque o Estado somos todos nós, a sociedade, as instituições, o povo! O eleitor votou na oposição para ela fiscalizar, reclamar, solicitar, criticar e votar contra. Mas também para que ela, senão elogie, mas vote a favor onde o governo acertar.
Ao contrário disso, repito, não é oposição ao governo, mas ao Estado. E quem quer o fim do Estado, quer o arnarquismo de Bakunin, de Joseph Proudhon, de Nestor Makhno…, que nada construiu nem constrói.
Agora mesmo, aqui na Paraíba, o que vejo é uma oposição anarquista, com raras e honrosas exceções.
Criticaram, criticaram e continuam criticando a gestão terceirizada no Hospital de Traumas de João Pessoa. Pois bem, não posso entender que o deputado Tião Gomes proponha a constituição de uma CPI para apurar desvios, erros, corrupção naquela casa de saúde como denunciam, e os mesmos que criticam não a queiram.
Não posso entender que esses mesmos parlamentares que dia após dia criticam a gestão terceirizada do Hospital de Traumas, se neguem a fazer uma visita de inspeção naquela unidade médico-hospitalar.
Criticam mas não querem CPI. Criticam mas não querem inspecionar. Afinal, o que querem?
Infelizmente concluo: querem a anarquia, filha pródiga da balbúrdia e semente do caos.
S O L T A S
*Não sei quem é e se realmente existe alguém que faça a publicidade, a mídia da administração Carlos Rafael, em Cajazeiras. Se existir, seja quem for, deverá atentar para dados de pesquisa que apontam 61% de aprovação popular ao governo municipal. Ignorar isso é jogar para fazer gol contra!
*A oposição critica, chia e resmunga pelo fato do Dr. João de Deus Quirino Filho estar secretário sem ser secretário, o que acontecerá em breve, quando solicitar sua licença da UFCG. Mas a verdade é que Joãozinho, como é popularmente tratado, tem muita competência, e isso incomoda quem quer ver a administração no mau caminho!
*O Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras e da Associação dos Vereadores do Alto Sertão Paraibano (Avasp), Marcos Barros, confirma que essas duas entidades iniciaram gestões para a homologação do novo aeroporto de Cajazeiras. Parabéns!
*Neste domingo (25) o Trem das Onze entrevista a profa. Maria Socorro Delfino, Diretora da 9a. Regional de Ensino. Na pauta, óbvio, a educação sertaneja!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário