header top bar

Padre Djacy

section content

O novo mapa do futebol paraibano

14/09/2012 às 20h56

A partir do próximo ano, 2013, o futebol da primeira divisão do Estado da Paraíba terá um novo mapa, uma nova e longa estrada que será percorrida principalmente pelos clubes do litoral e Brejo paraibano até o sertão. Mas, tudo isso passará a acontecer tendo em vista que a Federação Paraibana de Futebol já nos meados dos anos 80 com Juracy Pedro Gomes e depois no início dos anos 90 com a sua esposa Rosilene Gomes de Araújo, resolveu que interiorizar o futebol deste estado era uma das suas metas, um dos seus sonhos e todos os paraibanos deveriam ter as mesmas oportunidades de participar da festa do futebol profissional neste estado.

Somos sabedores que tanto Juracy Pedro Gomes bem como Rosilene Gomes são muito contestados pela condução administrativa do nosso futebol, entretanto, é verdade e isso ninguém poderá jamais contestar que, tanto ele como ela foram fundamentais para o desenvolvimento do futebol profissional no interior do Estado da Paraíba, cabe-nos, portanto, como sertanejos e interioranos o reconhecimento e os agradecimentos ao casal pelo crédito de confiança depositado em todos os homens que fizeram, fazem e farão o futebol neste sertão paraibano.

Mas, lá vem o campeonato paraibano do ano de 2013, teremos 10 clubes nas disputas e destes, 50% serão do sertão paraibano, portanto este será um novo mapa do futebol paraibano, vamos ter, Botafogo, Auto Esporte e CSP de João Pessoa, Treze e Campinense de Campina Grande, depois virão os sertanejos, Nacional de Patos, Cruzeiro de Itaporanga, Sousa Esporte Clube de Sousa e Atlético Cajazeirense de Desportos e o Paraíba Esporte Clube ambos de Cajazeiras.

Para os clubes do sertão, um alívio do ponto de vista de viagens cansativas e de grandes dificuldades financeiras com despesas de alimentação, hospedagem e transportes, já para os clubes do litoral e do brejo a certeza de aumento das suas despesas com transporte, hospedagem e alimentação. Para os clubes do sertão, também a certeza de lucros em seus jogos já que por estas bandas a rivalidade é uma das marcas desta tradição.

Assim, vamos ter um Atletiba com casa cheia em Cajazeiras, um Atlético X Sousa, tanto lá como cá repleto de expectativa e ansiedade, o mesmo acontecendo com Paraíba X Sousa. Traduzindo, teremos um campeonato 2013 sensacional, mas, vamos aguardar o que o “famoso arbitral” traçará como destino para esta competição. Que o novo mapa vai revolucionar o futebol paraibano em 2013, disso não temos a menor dúvida.

Graças ao Trovão
O Cruzeiro de Itaporanga ou, como diz a galera, a Raposa do Vale, segurou até o final do jogo em Guarabira o grito pela sua classificação a elite do campeonato paraibano em 2013. Mas, como dizia o treinador Aldo França que o mais importante seria primeiro fazer o dever de casa, dito e feito, o Cruzeiro fez 3 a 0 no Miramar e ficou na torcida pelo Atlético no Sílvio Porto. Fim do jogo, Atlético 0 Desportiva 0, ai a galera de Itaporanga vibrou e comemorou noite adentro a sua conquista para as disputas do paraibano na próxima temporada.

Chororô
Enquanto o Cruzeiro comemorava o empate conseguido pelo Atlético, lá em Guarabira o treinador Geraldo Cirino do time da Desportiva responsabilizava o árbitro José Renato pela eliminação da sua equipe. Interessante é que ele não soube tirar proveito com a sua equipe do fato do Trovão Azul do Sertão ter jogado a partida com apenas quatro titulares, mesmo assim, o Atlético soube se impor e assegurar dignamente mais um excelente resultado para o futebol cajazeirense. O que faltou a Desportiva Guarabira foi futebol, qualidade, a campanha da primeira fase foi um ledo engano para os guarabirenses.

BOLA DENTRO
Para os meninos do Atlético Cajazeirense de Desportos. Foram a Guarabira e arrancaram um heroico 0 a 0 contra a Desportiva. O resultado classificou o Cruzeiro. Para a meninada do Trovão Azul a NOTA 10!

BOLA FORA
Para a dupla Flamengo e Vasco, simplesmente decepcionantes. Um levou de 3 do Coxa já o outro levou uma sapecada de 4 do Bahia e dentro da sua casa. Vexames que merece a NOTA 0!
 


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: