O G – 20, seus resultados e sua repercussão
Por: Saulo Péricles Brocos Pires Ferreira – Meus heróis que ainda perdem tempo lendo o que escrevo. Passadas as eleições e se formando os novos governos, a gente fica sem muito assunto para expor. Então vou tentar apesar de não me considerar um analista à altura dos grandes medalhões que dispõem de mais recursos e de muito mais experiência do que eu, me aventurar no mar revolto das relações internacionais e tentar fazer algum tipo de análise sobre essa reunião; refiro-me à Cúpula do G – 20.
Primeiro, quando essa reunião foi programada, já era uma sede rotativa que veio nosso país a ser sede. E os tempos eram outros completamente diversos. Havia ao longo dos anos um consenso de que o aquecimento global era um fator muito importante o para o equilíbrio do clima no mundo, e também era necessário se combater a fome que está presente em mais de sois bilhões de habitantes de nosso planeta. Essa forma de pensar foi quase se tornando um consenso global nos últimos vinte anos. Até que apareceram outros teóricos que contestam esse pensamento, e com o avanço da extrema Direita em muitos lugares, como na Europa e com a recente eleição do novo Presidente dos Estados Unidos Donald Trump, outras teorias, que não chegam a essa conclusão estão se tornando políticas de estado. Na Europa, se tem com a ascensão da extrema direita que tem como prioridade impedir a imigração, e o protecionismo de seus mercados internos a principal diretriz. Essa corrente já comanda a Hungria e a Itália e avança na França e na Alemanha, apesar de ter retrocedido na Inglaterra.
Ficam de qualquer forma fora desse circuito a China, a segunda potência econômica mundial, a Índia e a Rússia. Mas de o que se vai tratar nessa reunião pelo menos no que tange à maior potência Econômica mundial, sabendo-se que a política que vai ser praticada pelo presidente que em dois meses vai tomar posse, é diametralmente oposta à do presidente que vai estar representa os Estados Unidos nessa reunião. Mas longe de se deixar de ter imensa importância essa conferência. Quase todos os chefes de estados principais do mundo estão nesse evento. O que vai sair desse encontro é se tentar dar uma orientação quanto aos rumos que o mundo, deve tomar doravante, isso tomado numa reunião em que estarão presentes os dirigentes das maiores nações de todo o mundo, nesses tempos em que determinadas decisões podem nortear os destinos de um mundo de oito bilhões de habitantes.
No bojo dessa cúpula, foi criado um evento paralelo chamado de G – 20 Social, em que foram discutidos temas sociais e apresentação de artistas que representam nossa rica diversidade cultural. Uma pessoa que tomou parte dessa reunião foi a nossa Primeira Dama a, Sra. Janja da Silva, que teve uma participação muito intensa na concepção e na organização nesse evento, então, ela, a uma mulher dinâmica, tem uma grande participação nesse terceiro governo Lula. E em um ambiente e num momento, em que se sentiu numa espécie de zona de conforto, como se isso fosse possível para uma Primeira Dama de um país, transgrediu de uma forma ocasional, falando duas palavras claramente obscenas, nada condizentes com a liturgia de sua posição na liturgia desse posto. Tudo o que produziu no atacado (organização, convites para artistas, etc.), foi perdido no varejo, oferecendo de bandeja um inesperado “manjar”, para o deleite das direitas radicais e elas fizeram o que mais gostam: deitaram e rolaram: o destinatário dessa declaração infeliz, respondeu subindo o nível para o campo da política. Meu receio é que essa declaração infeliz seja o que fique marcado nessa tão importante reunião. Suplantando temas como a fome, o aquecimento global e a representatividade do ”sul global” nos grandes organismos internacionais.
LEIA TAMBÉM:
É essa minha análise sobre os grandes temas internacionais.
Espero que tenham gostado
João Pessoa, 18 de novembro de 2024.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário