O futebol de Cajazeiras em Fatos e Fotos (Parte 3)
Por Reudesman Lopes
O Jornal cajazeirense “O Sport” na sua edição do dia 2 de janeiro de 1927, publica em uma das suas matérias a “sensacional pugna” entre o Pitaguares e o América local. Esse é mais um histórico impresso que nos mostra o desenvolvimento do futebol na terra do Padre Rolim, portanto, um valioso documento de comprovação deste nos idos dos anos 20.
Chama-nos a devida atenção o destaque da “numerosa assistência”, bem como, da “imparcialidade” do juiz o Sr. Antônio Souto. O Jornal fala que o América iniciou o jogo com “propensões” de vitória no primeiro tempo, isso motivado pelo “vento” e, no segundo tempo foi a vez do Pitaguares que atuava a favor deste.
O comentário que trouxe O Sport é que alguns dos atletas estiveram em uma performance espetacular e os destaques ficaram por conta dos jogadores: Antonio Pereira, do beack Pedro, Zezé, Toinho e Carrinho, estes atletas do Pitaguares. Pelo lado do América os destaques são para os jogadores: Guilherme, Joaquim Souto, Chiquinho, Moisés e Dimas. A sensacional pugna foi encerrada com o resultado de 0 a 0 e vem uma bela aclamação aos “sportemens” pela ordem que reinou.
Sensacional pugna: Partida de futebol
Numerosa assistência: Torcedores, Torcida
Propensões: Favoritismo
Sportemens: Jogadores
Com certeza meus caríssimos leitores vocês já entenderam o quanto somos ricos e temos de história a ser mostrada, o nosso acervo é impressionante, mesmo sendo eu, suspeito a essa fala, pelo amor que temos a memória desta cidade.
Não podemos esquecer, apagar essa história, jogar fora tudo isso. Aqui, mais uma vez, vem o nosso apelo pela estrutura do Museu do Futebol de Cajazeiras, para que este possa ser interesse e uma das prioridades da politica cultural da terra do Padre Rolim.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário