O desperdício de água
A semana que está se encerrando foi marcada, em várias partes do país, por debates sobre o uso racional da água. O tema foi inspirado, inclusive, na passagem do Dia Mundial da Água, exatamente, num momento de grave crise hídrica, que tem levado muitas cidades a enfrentar sérios problemas de colapso no abastecimento.
Em meio a esse dramático quadro, muitas discussões giraram em torno do desperdício, que é considerado alarmante. Os números revelados mostram, claramente, que o Brasil joga fora, atualmente, 37% da água tratada, e esse desperdício acontece em diversas escalas, reduzindo em muito a nossa reserva disponível para o consumo.
As campanhas educativas são importantes para conscientizar a população sobre a necessidade urgente de se economizar a água. Mas, é importante esclarecer também que o problema vai muito além dos hábitos dos consumidores. As falhas nas redes de distribuição para abastecimento das cidades são responsáveis por muito desperdício.
Em Cajazeiras, por exemplo, esse é um problema crônico, que tem causado muitos transtornos, inclusive, prejuízos à infraestrutura da cidade, com os constantes vazamentos na rede de distribuição. A tubulação é antiga e se rompe facilmente, exigindo, portanto, investimentos públicos para a sua total substituição.
Pois bem, em pleno Sertão seco, onde falta água até para o consumo humano, o desperdício está presente. É fundamental um esforço de todos para se atingir níveis de consumo condizentes com a atual oferta, e isso só será possível com o uso comedido da população e, principalmente, com políticas públicas para correção das falhas nos sistemas de abastecimento.
Lira e o aeroporto
A atenção que o senador Raimundo Lira (PMDB) tem dado ao problema do aeroporto regional de Cajazeiras animou setores da sociedade. O Movimento dos Amigos de Cajazeiras (MAC), por exemplo, está tentando trazer o senador para um debate na cidade. A ideia é despertá-lo ainda mais sobre a importância dessa obra para Cajazeiras, cuja construção vem se arrastando há mais de seis anos.
Mantendo posição
O deputado estadual José Aldemir Meireles (PEN) negou especulações sobre uma possível aproximação com o esquema governista estadual. Em declarações à imprensa local, ele assegurou que vai continuar fazendo oposição responsável ao governo, e respeitando qualquer decisão dos colegas de partido de se integrarem à bancada governista. Sobre a especulação crescente de uma possível candidatura a prefeito de Cajazeiras, Aldemir reafirmou o propósito de só discutir o assunto em 2016. Ele está tendo o nome lembrado constantemente para disputar a eleição pela oposição cajazeirense.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário