header top bar

Padre Djacy

section content

O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil

30/07/2011 às 23h21

O tema acima citado foi o lema da Conferência Municipal do Direitos da Pessoa Idosa realizado quarta feira, 27, no Cajazeiras Tênis Clube nesta cidade de Cajazeiras. Como sempre, presenciei uma maciça participação de pessoas idosas que fazem parte de grupos, muitos coordenadores que trabalham com estes, vários secretários e secretárias deste município, também aconteceu a participação da nossa classe política representada pelos vereadores e com a presença do Prefeito Carlos Rafael que abriu oficialmente este evento.

O locutor oficial anunciava um a um os oradores, representante do CRAS, presidente do Conselho Municipal do Idoso, vereadores, secretário da Promoção Social e finalizando a fala do Prefeito Carlos Rafael. Com a sinceridade que sempre me acompanha, digo: “É muito papo, muita conversa, mas, pouca ação concreta, clara e objetiva”. Com efeito, ouvi bastante foi a transferência de responsabilidades. Como gostaria de ter ouvido destes a informação da construção de um espaço para que pudessemos realizar as atividades de ginástica dos nossos idosos e ou uma área para a realização das suas caminhadas e ou a aquisição de uma academia popular para Cajazeiras.

Não sei se já me bate a idade traduzida na experiência do “ver para crer”, não sei se é a falta de esperança em nossos “poderosos”, só entendo e com o devido respeito a famigerada “burocracia” brasileira que este tipo de evento deveria ter uma outra conotação em termos reais e não irreais. Quais os pilares que sustentariam um envelhecimento digno?

Como ponto fundamental a família, o tratamento com o seu idoso, que, infelizmente em muitos e muitos casos é abandonado e jogado a sua própria sorte; e a sua aposentadoria, uma miséria, sequer lhe proporciona condições para a compra de seus remédios, imagine para a sua alimentação, segue o seu calvário do envelhecer quando a sociedade e a comunidade a que ele prestou seus relevantes serviçõs o observa com desdén dos seys cabelos brancos, do seu andar mais devagar e ou da sua dificuldade de visão. Justiça se faça, aconteceram alguns avanços em Cajazeiras nos últimos anos, cito, a criação do Conselho Municipal do Idoso, mesmo com imensa dificuldade de funcionalidade pela ausência de conselheiros “voluntários”, vários grupos foram formados e começa a se ver um trabalho de conscientização e de preocupação por parte de alguns com relação a esta importante classe de pessoas.

Continuamos distante de um verdadeiro “compromisso por um envelhecimento digno”, mas a luta continua firme e forte e com força total.

Uma boa notícia
A Secretaria de Esportes de Cajazeiras já começou a fazer repasse das primeiras parcelas das verbas destinadas ao Fundo Municipal de Esportes e Lazer deste município para o incentivo ao esporte local. Receberam recursos a Liga de Futebol de Cajazeiras e a Associação de Karatê. Feliz pelos investimentos a este segmento, o secretário de esportes, Humberto Pessoa já projeta novos repasses para os próximos meses. São mais de vinte projetos que serão contemplados para serem desenvolvidos junto a população.

Outra boa notícia
Fui ver de perto o início da construção de três minicampos que estarão sendo feitos pelo grupo Crispim Coêlho as margens do açude grande de Cajazeiras. Com certeza um belo empreendimento que anda fazendo muita falta aos cajazeirenses,mas, que em breve estará servindo aos praticantes do futebol soçaite. Também se comenta que será construída uma área para a caminhada. O local é por demais aconchegante para a realização das nossas atividades físicas.

BOLA DENTRO
Para a realização da primeira rodada do Campeonato de Futebol da Zona Rural. Grandes jogos, grandes públicos e excelente participação de todos. Estamos torcendo pelo sucesso da competição. NOTA 10!

BOLA FORA
Para a “nova” convocação de Mano com relação a seleção brasileira. Esperava uma varredura após o desastre da Copa América,mas, apenas seis daqueles não foram chamados. Vai continuar a mesmice. NOTA 0!
 


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: