No clima junino e da Copa
O Sertão da Paraíba, a exemplo do que ocorre em outras regiões do interior nordestino, vive o tempo dos festejos de Santo Antonio São João e São Pedro. Essa é uma tradição da região marcada por muita festa junina, principalmente nas cidades que realizam grandes eventos turísticos, a exemplo de Sousa e Patos. A nossa cidade de Cajazeiras, infelizmente, está fora, com o fim do Xamegão.
Mas, as festividades juninas deste ano contam com um ingrediente a mais: a Copa do Mundo que, normalmente, atrai as atenções de significativa parcela da população. E se o time brasileiro começar bem e chegar até a final da competição internacional, há uma tendência de muito mais festa nessas cidades que realizam eventos, o que deverá repercutir positivamente em suas economias.
E é nesse clima junino e de Copa, que acontece uma verdadeira batalha nos bastidores da política. E isso se explica porque também estamos em um ano de eleições para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.
Os partidos políticos têm até o próximo dia 30 deste mês, prazo para realização de suas convenções para escolha e homologação de alianças e candidaturas. Por isso, a corrida no âmbito partidária é muito grande, com todos os envolvidos nesse processo pré-eleitoral querendo definir posições e consolidar as melhores condições de disputa.
A aproximação da data limite para as definições tem gerado um quadro de muita movimentação. Isso é comum porque uma boa composição partidária pode ser fundamental para garantir o êxito de uma candidatura. Aliás, os analistas políticos costumam dizer que a vitória começa, exatamente, com uma boa aliança.
A Paraíba, especificamente, vive essa efervescência como nunca, com três fortes pré-candidaturas, buscando seus espaços para a disputa que se aproxima. Apesar de alguns avanços para formação das coligações partidárias e lançamento de nomes, o cenário ainda é de indefinição, podendo registrar algumas surpresas de última hora.
Lamentando
O deputado Vituriano de Abreu voltou a lamentar, em comentário nas redes sociais, o fim do Xamegão. Segundo ele, a população não vai aceitar nunca as desculpas da atual gestão, que alega falta de condição financeira para realizar o evento. Para ele, faltaram duas coisas: vontade e capacidade.
Mais um na disputa
O ex-prefeito Carlos Rafael revelou à imprensa, esta semana, que deverá mesmo disputar um mandato de deputado estadual, nas próximas eleições. Agora, são quatro: José Aldemir, Vituriano, Jeová e Rafael, disputando a preferência do nosso eleitorado.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário