header top bar

José Ronildo

section content

Lula e o Nordeste

09/06/2024 às 16h38

Coluna de José Ronildo - Foto: reprodução/site do PT do Piauí

Por José Ronildo – Aos 17 meses do 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Nordeste segue fiel ao chefe do Executivo. É a única região do país em que 50% dos eleitores declaram avaliar que o atual governo é “melhor” que o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dados são de pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de maio de 2024. Nesta região, 36% acham que a gestão petista é “pior” que a anterior e 10% dizem ser “igual”.

A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas. No Sudeste, há um empate técnico –quando os resultados de algumas respostas ficam dentro do limite da margem de erro, de 2 pontos percentuais. No grupo demográfico, 36% afirmam que Lula é “melhor” que Bolsonaro e 34% diz ser “pior”. Outros 28% equiparam as administrações e declaram ser “igual”. Em todas as outras 3 regiões, a maioria avalia que o petista faz um governo “pior” que o seu antecessor: Centro-Oeste (62%), Norte (56%) e Sul (55%).

A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas. O apoio do Nordeste foi o que assegurou a vitória de Lula nas eleições de 2022. Na 2ª região com mais eleitores do País, o petista levou 69,34% dos votos –cerca de 29 milhões de votos– e venceu a disputa contra o ex-presidente, que ganhou mais votos nas demais regiões do país. O ex-presidente bem que tentou mudar as intenções de voto dos nordestinos em Lula, mas não conseguiu.

Na realidade o eleitorado não vem avaliando o governo Lula. Tivemos uma polarização nas eleições que interferem nessa avaliação. A questão ideológica está presente.

LEIA TAMBÉM:

Crescimento

O Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba deverá registrar uma expansão de 4,7% em sua economia em 2024, o maior crescimento entre todas as unidades da Federação do País. A taxa de expansão da economia paraibana será mais que o dobro do País neste ano (2,2%) e também sobre a Região Nordeste (2,1%). Os dados e projeções são do estudo publicado pelo Banco do Brasil, neste mês de maio, via “Resenha Regional de Assessoramento Econômico”.

Alfabetização

O Ministério da Educação divulgou que 56% das crianças que estudam em escolas da rede pública foram alfabetizadas na idade certa em 2023 no País, isto é, ao término do segundo ano, o que é um índice muito baixo, diga-se de passagem. O dado faz parte dos primeiros resultados divulgados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal lançado em julho do ano passado e que repassou milhões de reais para estados e municípios desenvolveram ações com o intuito de alfabetizar as crianças. A situação ficou pior durante a pandemia.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir que os alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e a escrever. Aderiram à iniciativa 100% dos estados e 99,8% dos municípios. Mais de R$ 1 bilhão já foi investido no programa, segundo o MEC.

Na Paraíba o índice de alfabetização foi de 51%. O Ceará, 85%. Rio Grande do Norte, 37%. A meta é alcançar nos próximos anos 80% de alunos sabendo ler e escrever na idade certa. É realmente inadmissível que professores hoje ganhando um piso salarial inicial de R$ 4.500 não consigam o básico, que é ensinar as crianças a ler e escrever.

Greve

Lamentável que algumas universidades estejam há dois meses sem funcionar por causa da greve dos professores e funcionários, fazendo a gente relembrar a pandemia quando tudo parou. Os prejuízos são enormes para os estudantes que estão na universidade pública porque não têm condições de pagar uma particular. O fato é que as greves voltaram às universidades. Professores e funcionários pressionam o governo para que pague o que eles pedem de reajuste salarial. O governo diz que não tem condições, já fez propostas, mas não são aceitaras. Enquanto isso, os estudantes, além da própria universidade ficam o prejuízo.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: