Índices Boicotados e Operados Para Expropriação
Entra eleição, sai eleição, e continua a operação!
Estou falando da utilização midiática e de marketing que se faz das “pesquisas eleitorais” nos processos sucessórios da Paraíba.
Não é algo novo, é bem verdade e, de utilização tão arcaica entre nós, que já imaginava extinto esse tipo de trapaça eleitoral que só engana mesmo os absolutamente despreparados.
Funciona mais ou menos assim: alguém diretamente interessado na eleição compra pesquisas “eficientemente encomendadas” ao sabor das conveniências do freguês que, a peso de ouro, paga as TVS, rádios e jornais, para publicarem as verdades numéricas que construiu-se com a força de milhares de reais.
Assim, passa-se ao eleitor, que é quem decide a eleição, a idéia de que o candidato que se quer promover como eleito esteja na frente do seu principal concorrente, X pontos percentuais, quando isso não está ocorrendo de verdade.
É a tentativa de influenciar diretamente na vontade do eleitor levando-o a convencimento falso de que aquele candidato que se quer promover está na frente e vai ganhar.
Só que na Paraíba a degradação das pesquisas eleitorais é de tal monta, que hoje apenas talvez a esmagadora minoria ainda nelas acredite. Para que se tenha uma idéia dessa degradação, já foram publicadas pesquisas que variam de uma maioria de 32%, para 22%, para 18%, para 12% e, dizem, até para11%. São números apurados em menos de 30 dias de distância um do outro. Alguns deles chegam a distanciar-se de apenas 2 dias. E querem que se leve a sério as pesquisas por aqui. Impossível!
Como todos já estão carecas de saber, pelas pesquisas, Marinho estaria eleito Prefeito em Cajazeiras; Ronaldo Cunha Lima não teria sido Governador; Efraim Morais nunca teria sido Senador, e Cássio nunca governaria. Além de outras muitas aberrações cometidas ao longo dos anos e das eleições, na Paraíba.
E já que é assim, melhor o eleitor se fixar nas propostas e na história dos candidatos para decidir em quem vai efetivamente votar, já que pelas pesquisas não temos como saber, absolutamente, o que se passa.
Por aqui as pesquisas deixaram há muito de ser números confiáveis para serem Índices Boicotados e Operados Para Expropriação.
Que expropriação? Eleitoral, claro!
S O L T A S
*“Ibope admite ter feito duas pesquisas na Paraíba e atribui oscilação de 11% em um dia, ao guia eleitoral.” Ah, fala sério, vai!
*"Se dependesse de pesquisa, eu e meu pai não seríamos eleitos", diz Cássio. E esse menino fala de cátedra, viu?
*Na última campanha municipal de Cajazeiras a Consult (Correio da Paraíba) disse que o candidato Marinho (DEM) vencia o pleito com 10% de vantagem. Resultado: Léo Abreu venceu com pouco mais de 1.500 votos.
*“O Ibope vende a mãe e não entrega, que é pra vender de novo” – Zé Euflávio (jornalista).
*“A oposição diz ter em mãos uma bomba no melhor estilo Gesner Caetano. Quero estar em Pernambuco quando ela estourar” – Luis Torres (jornalista).
*O governo reza e faz macumba para Cássio ser cassado. Sabe que no voto não consegue vencê-lo!
*As campanhas de Jeová Campos e Vituriano de Abreu surpreendem não só adversários, mas até apoiadores. “Elas extrapolaram todas as expectativas”, revelou-nos um aliado de ambos.
*Domingo é dia de Trem das Onze, democracia no verbo e na prática! (www.fernandocaldeira.com.br)
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário