Exemplar
Por Fernado Caldeira
A democracia brasileira, surgida pela luta de milhões de brasileiros ao longo dos 21 anos de ditadura militar a partir de 1964, impõe aos homens públicos deste país responsabilidade com o trato da coisa pública, a res pública.
E o que temos observado neste tempos modernos no Brasil é cada vez mais o povo cobrando seriedade, respeito e zelo com o dinheiro público. E o faz muito bem!
A imprensa tem sido importante parceira da população na cobrança a esses preceitos exigidos num regime onde “todo poder emana do povo,” denunciando descalabros em prefeituras, em governos de Estados, no Congresso Nacional, na Justiça e na Presidência da República. Raros são os bons exemplos. Mas eles existem!
Existem e têm que ser igualmente tornados públicos para que sirvam de lição. É o que faço hoje.
De férias, tirei uns dias para rever parentes e amigos em Cajazeiras. Cerveja, tucunaré, tripa assada, rubacão, entre outros, têm sido o tempero de minhas conversas e andanças por esta querida terra.
E foi numa delas, ao lado do amigo serralheiro Eristênio, filho de seu Francisquinho, que deparei-me com uma atitude exemplar.
Egressos de outras paradas na última quarta-feira, decidimos tomar a ‘saideira’ na rodoviária e para lá nos dirigimos. E qual não foi nossa surpresa lá chegando ao nos depararmos com uma presença inédita nestes tempos de mensalão, portarias secretas no Senado, favorecimento ilícito, etc: o prefeito licenciado de Cajazeiras e sua esposa, a primeira dama do município, que é Secretária Executiva de Indústria e Comércio do Estado, aguardando a Viação Guanabara para rumar à capital!
Ora, sejamos francos: quantos de nós, prefeito e com a mulher Secretária de Estado, nos daríamos ao trabalho de dispensar um carro oficial, com gasolina oficial, com motorista oficial, para irmos à João Pessoa pela Guanabara como qualquer dos mortais?
Que é o certo, não há dúvida. Ma quantos agem certo?
Ao contrário dos péssimos exemplos que temos vistos na política brasileira, o prefeito Léo Abreu (PSB) e a Secretária Jaqueline Abreu demonstram na prática que é possível sim ser autoridade pública sem abusar do poder público.
Fica o registro da atitude exemplar a ser seguida!
S O L T A S
*O Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, Marcos Barros (PSDB), no quesito gestão pública, está de parabéns. A estrutura do Poder Legislativo Cajazeirense hoje, não deve nada às melhores do Estado.
*O médico Antônio Vituriano (PMDB) está em plena campanha eleitoral para voltar a representar Cajazeiras e região na Assembléia Legislativa. O leão voltou!
*O Governador José Maranhão (PMDB) anda em falta com Cajazeiras. Aguarda-se boas novas no aniversário da cidade, 22 de agosto.
*Por falar no Governador, já estão paralisadas as obras do aeroporto regional determinadas há poucos dias pelo chefe do executivo. Era só promessa novamente?
*O deputado Jeová Campos (PT) será o entrevistado deste domingo (12) do programa Trem das Onze, da Rádio Alto Piranhas (www.fernandocaldeira.com.br).
*Marcos Barros: “nosso grupo terá representante na chapa majoritária em 2012!”
*Caiu como uma bomba a declaração do Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, Marcos Barros (PSDB), de que o grupo de cinco vereadores que o elegeram para a 1ª. gestão como Presidente, a frente do Poder Legislativo cajazeirense, nesta legislatura, terá um representante participando da chapa majoritária nas próximas eleições de prefeito, nesta cidade.
*A bombástica declaração foi dada no programa Trem das Onze, da Rádio Alto Piranhas (Cajazeiras), neste domingo (5) e, mais: “fiquei extremamente feliz de ter sido o escolhido pelo grupo para ser o seu representante nessa decisão de participarmos da chapa majoritária em 2012”, afirmou o Presidente tucano.
*Marcos Barros, contudo, não adiantou em qual chapa o grupo pretende ser representado, se da oposição ou da situação, afirmando que isso será decidido mais próximo da eleição. “Uma coisa está definida: não serei mais candidato a vereador, e representarei este grupo de vereadores, seja como candidato a prefeito ou a vice”, confirmou.
REELEIÇÃO
Com relação à antecipação da eleição da mesa diretora do Poder Legislativo, o vereador cajazeirense revelou que esta decisão foi tomada por ampla maioria do plenário da Casa de Otacílio Jurema, e que tem a finalidade de não permitir a coincidência das eleições 2010 com a eleição da mesa diretora, “o que poderia tumultuar o processo”, avaliou, concluindo: “nada foi imposto, as votações na Câmara Municipal de Cajazeiras são todas abertas, e isso já é matéria vencida posto que o plenário é soberano” disse.
TIP
Quanto à contribuição pública para o pagamento de energia do município (TIP), o Presidente da Câmara confirmou que o projeto para sua extinção vai ser colocado em votação no máximo até o final deste ano, como era compromisso seu, lembrando que na carta programa de campanha do atual Prefeito Léo Abreu (PSB) está prevista a extinção dessa cobrança, sem querer dar palpite sobre qual será a decisão dos vereadores em relação a essa matéria.
AS Têxtil
Ao ser inquirido sobre os posicionamentos da Câmara frente à questão da cessão de prédios públicos por parte da Prefeitura Municipal, Marcos Barros disse que tudo que foi feito até agora pela edilidade estava equivocado e que, após a aprovação da concessão pelo Poder Legislativo para que a Prefeitura ceda em comodato qualquer bem público municipal, o executivo tem que abrir processo licitatório, chegando a citar o artigo 144 da Lei Orgânica do Município (Constituição Municipal), que trata dessa exigência, garantiu.
PING-PONG
Na sessão ping-pong (perguntas e respostas rápidas), Marcos Barros teve o seguinte posicionamento:
– um Presidente da República……….Juscelino Kubistchec
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário