Estamos chegando ao fim dos campeonatos estaduais?
Por Reudesman Lopes
Já faz um bom tempo que o trabalho de “desmanche” dos campeonatos estaduais vem se processando, sem nenhuma reação das Federações Estaduais e sob os olhares e a complacência decisiva da Confederação Brasileira de Futebol, pasmem os meus leitores, e dos próprios clubes, aqui neste caso aqueles que os denominamos de “grandes clubes” muito embora, muitos destes, recebem esta denominação apenas pelo seu passado, exemplifico aqui o Cruzeiro de Minas Gerais.
Na verdade, os campeonatos estaduais que em sua maioria são administrados pelas federações, tornaram-se ao longo do tempo competições deficitárias para os clubes e, as próprias Federações não encontram formulas para motivar as suas competições e torna-las rentáveis, como isso não acontece, claro, os clubes buscam outras maneiras de conseguir os recursos financeiros para investir em estrutura física e em contratações.
Nesta “balada” do nosso futebol vão surgindo competições paralelas aos campeonatos estaduais e os deixando em segundo plano, aqui temos a Copa Nordeste que vai minando as nossas competições do estadual e tornou-se uma prioridade para a CBF e cada vez mais segue encolhendo em datas os estaduais desta região.
Vamos ver como está o nosso campeonato paraibano? Vamos lá. Com participação de Campinense, Botafogo e Sousa na Copa Nordeste, Botafogo e Sousa na Copa do Brasil, a Federação Paraibana de Futebol, obrigatoriamente, vai “retalhando” a tabela do Campeonato Paraibano, transferindo e remarcando jogos. A maioria dos clubes já está com seis jogos realizados, outros estão com quatro jogos, isso é péssimo para os clubes, muito pior para o campeonato e uma total desmotivação para o torcedor.
Não tenho nenhuma dúvida que em breve, muito em breve os nossos antigos e gloriosos estaduais estarão sendo apenas registros de uma história, de uma memória do futebol pelo Brasil. Aquelas competições que foram tradição por décadas e o “glamour” dos torcedores e dos próprios clubes serão apenas lembranças de grandes jogos com grandes públicos. Coisas que a memória jamais poderá esquecer.
Na verdade, estamos sim chegando ao fim dos campeonatos estaduais, portanto você torcedor aproveite enquanto ainda eles estão acontecendo, vá ao estádio e torça enquanto pode torcer, pelo seu amado clube da sua cidade ou da sua região.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário