Em casa de ferreiro, espeto de pau
Num surto de correção política o senador Roberto Cavalcanti revelou dias atrás no plenário do Senado Federal que na Paraíba “as pesquisas viraram chacota.”
Referia-se o dono do Sistema Correio de Comunicação à verdadeira bandalheira que se tornou pesquisa eleitoral no Estado. Tem resultados pra todos os gostos e pra todos os preços, essa é que é a verdade.
O estranho é que o Sr. Cavalcanti faz tal denúncia na Câmara Alta do Congresso Nacional mas, quando chega na Paraíba, alia-se às práticas que em Brasília condenou, ou seja, a realização e utilização politiqueira do instituto da pesquisa.
Explico: a TV do Sistema comandado pelo senador suplente contratou, pagou e registrou uma pesquisa eleitoral junto ao TRE paraibano, claro, para publicá-la. Não fosse assim, não a teria pelo menos registrado. O instituto contratado foi o Vox Opinião, empresa de Belo Horizonte, em Minas Gerais, conforme dados abaixo retirados do portal do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (http://www.tse.jus.br/sadAdmPesqEleConsulta/procDetalhe.jsp?pesquisaIndex=2#):
Data do Registro – 03/09/2010
Protocolo – 29409/2010
Contratada – VOX OPINIAO PESQUISA E PROJETOS LTDA
Contratante – Empresa de Televisão João Pessoa Ltda
Valor da Pesquisa R$ 57500
Origem dos Recursos – Empresa de Televisão João Pessoa Ltda
Pagante do Trabalho – Empresa de Televisão João Pessoa Ltda
Período de Realização de 04/09/2010 a 07/09/2010
Nr. de entrevistados 1200
A pesquisa, como se vê, foi registrada dia 3 e, portanto, dia 9 já poderia ser publicada, obedecendo os 5 dias entre registro e publicação determinados pela lei. Já estamos na segunda quinzena do mês e o Sistema Correio simplesmente não dá sinais de que vá publicar a tal pesquisa. Por que será?
Ao invés disso, aquele sistema de comunicação preferiu, sob o título Pesquisa Ibope: Maranhão 51%, Ricardo 34% , dar publicidade nos veículos que o compõem da pesquisa que seu concorrente, a TV Cabo Branco (Globo) em João Pessoa contratou, pagou, registrou e divulgou.
Fica a pergunta: por que o Correio não publicou a Vox que ele contratou e registrou no dia 3/9/10, mas publica o Ibope que foi contratado por seu concorrente, como se vê abaixo?
Data do Registro 11/09/2010
Protocolo 30828/2010
Contratada IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda.
Contratante TELEVISÃO CABO BRANCO LTDA – Avenida Monsenhor Walfredo Leal Nº 258 – Tambia – João Pessoa – PB – CNPJ 08 843 575 0001 88
Valor da Pesquisa 50050
Origem dos Recursos TELEVISÃO CABO BRANCO LTDA
Pagante do Trabalho TELEVISÃO CABO BRANCO LTDA
Período de Realização de 14/09/2010 a 17/09/2010
Nr. de entrevistados 1204
Quem sabe em seu próximo aparte no Senado Federal o senador Roberto Cavalcanti não explique o estranhíssimo comportamento de seu sistema de comunicação, e finalmente responda à Paraíba e aos paraibanos: por que não foi divulgada a pesquisa Vox registrada no dia 3 de setembro, conforme atesta o TRE paraibano? O que se quis esconder? Que números tão absurdamente assustadores são esses?
Fala senador, explica no Senado a bandalheira em que se transformou o instituto da pesquisa na Paraíba!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário