header top bar

José Ronildo

section content

Economia

23/08/2024 às 17h23

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por José Ronildo – A economia vai muito bem no governo Lula. O saldo do emprego tem sido positivo do mês. O FMI revisa PIB do Brasil para cima e vê avanço de 2,5% em 2025. O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima a expectativa de crescimento da economia brasileira em 2025, citando os ganhos de eficiência com o avanço da reforma tributária e o crescimento na produção de petróleo e derivados.

Um estudo realizado pela consultoria Tendências projeta que a economia da Região Nordeste deve crescer 3,4% ao ano entre os anos de 2026 e 2034, mais que a média nacional de 2,5% prevista para o período. A notícia se deve a uma estimativa de investimentos da ordem de R$ 750 bilhões nos próximos anos, segundo o Estadão. A região tem despertado muitos investimentos em energia eólica e principalmente solar. Tudo isso diante de um cenário ainda de juros altos, que segundo o BC tem o objetivo de evitar o aumento da inflação.

A inflação está controlada e o percentual de desempregado também vem caindo. Os preços da cesta básica também estão sobre controle, especialmente, o da carne. O preço da gasolina está alto (pouco mais de 6 reais), mas controlado.

Em termos de obras, o governo também está muito bom, com a continuidade das obras da transposição do São Francisco, nos estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Transnordestina

governo federal vai reincluir, no projeto da Transnordestina, o ramal ferroviário entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, no Grande Recife. O presidente Lula esteve presente, ao lado de vários ministros no Rio Grande do Sul durante a tragédia provocada pelas chuvas.

O Bolsa Família tem sido importante para movimentar a economia, especialmente das cidades pequenas e médias do Nordeste, como é o caso de Cajazeiras. Aliás, um bom percentual das pessoas que entraram no mercado do trabalho com Carteira assinada foi oriundo do programa.

O governo encontrou uma deficiência muito grande em todos os ministérios, estatais e órgãos públicos, de funcionários e está fazendo um concurso unificado, visando melhorar os serviços prestados, também gerando mais empregos. Recentemente anunciou a construção de 100 Institutos Federais e criou o Pé de Meia, um programa que tem como finalidade evitar a evasão nessa fase escolar, já que muitos adolescentes abandonavam os estudos para trabalhar, visando ajudar nas despesas de casa esse manter. Por tudo isso, o presidente Lula continua tendo apoio total dos nordestinos, especialmente os mais pobres.

Uso da PRF

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, além de quatro policiais por suspeita de tentarem impedir o deslocamento de eleitores no Nordeste, durante o segundo turno das eleições de 2022.

 Emendas

O ministro Flávio Dino resolveu botar a mão no vespeiro e colocar a casa em ordem ao determinar a suspensão das chamadas emendas PIX e emendas impositivas, nestas últimas, o governo federal é obrigado a liberar os recursos. As emendas Pix são transferidas para as Prefeituras Municipal sem a definição de projetos e sua destinação, além da falta de transparência e rastreamento.

O mesmo vinha ocorrendo com as emendas impositivas. Um prato cheio para prefeitos corruptos. No governo anterior eram as emendas secretas. Tudo isso faz parte da sede de poder de alguns partidos políticos que querem agradar prefeitos aliados com essas emendas, sem levar em consideração que muitas obras foram iniciadas e não concluídas. O presidente Lula disse que o Brasil é o único País do mundo onde o Legislativo sequestra parte do orçamento do governo.

O mais lamentável é que após essas decisões, o presidente da Câmara dos Deputados Arhur Lira despachou para projetos que contrariam os interesses do STF, como forma de retaliação, da mesma forma como os partidos fazem em relação ao executivo.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: