header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Dia do profissional de Educação Física

28/08/2014 às 19h07

As atividades esportivas fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os das drogas e da promiscuidade. Para se praticar esportes é necessário que um profissional da área da educação física faça uma orientação e avaliação, de acordo com as capacidades de cada um, dos limites que o corpo de cada pessoa pode suportar e vencer. 

A comemoração do dia do professor de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data. A ideia da data surgiu na comemoração de São Cosme e São Damião, pois nesse dia os professores de educação física organizavam brincadeiras para divertir a garotada, entregando-lhes várias guloseimas e doces. Quatrocentos e cinquenta anos antes de Cristo, o grego Miron criou o símbolo das práticas esportivas, o Discóbolo, um arremessador de disco; o que comprova que os esportes existiam desde os tempos mais antigos. 

No Brasil, historicamente falando, consideram que desde o período da colonização a educação física era praticada em nossas terras. Os índios corriam atrás de suas caças, nadavam, atiravam arco e flecha e dançavam, jogavam peteca, lutavam entre si e brincavam de corrida dos troncos. Já os negros africanos, que vieram como escravos para o Brasil, dançavam a capoeira e faziam as lutas corporais, aprendidas através da observação dos animais em seu país de origem. 

Mas somente em 1851, através da lei nº 630, que a ginástica foi incluída nos currículos das escolas primárias e secundárias, onde eram praticadas quatro vezes por semana. Na década de oitenta, após o período da ditadura militar, a prática de esportes passou a ser vista de forma mais ampla, formando-se os primeiros grupos profissionais. Para isso, eram necessárias empresas que patrocinassem os atletas e a manutenção dos times e equipes. Foram os primeiros passos para iniciar as formações esportivas de qualidade no país, de onde colhemos os frutos plantados por longos anos, obtendo grandes conquistas para o país em campeonatos mundiais. 

O campo de trabalho dos profissionais de educação física cresceu bastante nos últimos anos, deixaram de ser apenas professores de escolas ou academias, estendendo seu campo de atuação. Assim, o nosso trabalho ganhou nos últimos anos um entendimento extremamente importante por parte da sociedade e principalmente dos nossos governantes. Aos colegas, os nossos parabéns e que continuemos observando o quanto é fundamental para a categoria o empenho em nossas ações. 

Reconhecimento 1
De acordo com a Resolução 287.98 do Conselho Nacional de Saúde, a Educação Física é uma das 14 profissões regulamentadas da área da saúde, juntamente com Assistentes Sociais; Biólogos; Biomédicos; Enfermeiros; Farmacêuticos; Fisioterapeutas; Fonoaudiólogos; Médicos; Médicos Veterinários; Nutricionistas; Odontólogos; Psicólogos; e Terapeutas Ocupacionais.

Reconhecimento 2
O Ministério da Saúde ampliou a lista de profissionais que podem fazer parte das equipes de consultório na rua através da portaria 1029, incluindo, dentre outros, o profissional de Educação Física. Essa é mais uma grande vitória desta categoria ratificada pela luta do Conselho Federal de Educação Física e dos Conselhos Regionais de Educação Física. Hoje, os profissionais de Educação Física já podem e devem trabalhar nos PSF e em outros programas que possibilita a comunidade uma prevenção à sua saúde através das atividades físicas.

BOLA DENTRO
Para todos nós professores de Educação Física de Cajazeiras e da região. Somos uns guerreiros, faça sol, faça chuva, lá estamos junto ao nosso alunado sempre sonhando em um dia melhor. Parabéns e a NOTA 10!

BOLA FORA
Para as imensas dificuldades seja pela falta de espaço físico e ou pela ausência de materiais que os professores de Educação Física passam no seu dia a dia, Brasil afora, na tentativa de fazer um ensino de qualidade. Isso vale uma NOTA 0!


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: