header top bar

Radomécio Leite

section content

Debates eleitorais V: saúde pública

02/08/2012 às 23h28

Com certeza todos os candidatos a prefeito de Cajazeiras devem ter colocado em seus programas de governo, que é item obrigatório na hora da solicitação do registro da candidatura, o que pretendem fazer na área de saúde pública.

A saúde pública tem sido um assunto que a população tem mais reclamado, através das emissoras de rádio de nossa cidade, quando denuncia a péssima qualidade deste serviço, ao ponto, de recentemente, ter sido muito comentado até a falta de oxigênio no SAMU.

A construção da UPA está quase concluída, mas tomei conhecimento que o município não terá como arcar com os 50%, conforme acordo com estado, com as despesas e os serviços que ali serão prestados e este vai ser um sério problema que o próximo gestor de Cajazeiras vai ter que enfrentar.

O poder público municipal ao atender o pleito do pessoal da área de saúde ao enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal, para apreciação e discussão do Plano de Cargos e Salários, talvez não tenha tido o devido cuidado em fazer uma análise mais profunda da repercussão financeira do aumento que teria sobre a folha de pagamento e tudo leva a crer que quase todos os recursos que vêm do governo federal e estadual para esta área não estariam sendo suficientes para honrar a folha e que pudesse sobrar algum dinheiro para adquirir novos equipamentos, medicamentos e outros materiais.

O que o povo tem mais reclamado é a falta de médicos e medicamentos nos postos de saúde, além da grande precariedade no atendimento no setor de odontologia.

Em recente pesquisa o item mais solicitado pelo povo tem sido o da melhoria na área de saúde pública. Como os postos de saúde do município não tem tido a capacidade de atender a população, como sempre o escoadouro e o caminho tem sido o Hospital Regional de Cajazeiras.

Por outro lado é inconcebível que no nosso hospital, o estado já não tenha ampliado o número de salas de cirurgias para poder atender a grande demanda de cirurgias eletivas, que contrate mais médicos anestesistas e especialistas para ampliar a complexidade nos atendimentos.

Existe uma luz no final do túnel que será a possibilidade do pleno funcionamento do Hospital Infantil de Cajazeiras, agora sob a gestão da Universidade Federal de Campina que já está sendo um dos campos de estágio dos alunos dos cursos de medicina e enfermagem do Campus de Cajazeiras.

A cidade espera e aguarda que os candidatos possam debater sobre a saúde pública e possam apresentar planos de trabalho capazes de solucionar um dos problemas mais graves de nosso município.

João Claudino Fernandes
Foi uma solenidade emocionante a entrega do titulo de cidadão da cidade de Poço Dantas ao empresário João Claudino Fernandes, ocorrido na última sexta-feira, dia 27. O ex-deputado federal Gilvan Freire fez uma tocante oração que levou Seu João, quando estava usando a tribuna, para agradecer a honraria, às lágrimas.
 


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: