header top bar

Radomécio Leite

section content

Debate eleitoral III – A inadimplência

14/07/2012 às 19h32

Considero da maior importância a realização de uma “conversa franca” entre e com os candidatos a prefeito da cidade de Cajazeiras para que eles demonstrem como vão retirar o nome do município da relação de devedor de tributos federais. O débito para com a previdência é impagável e que já deve estar ultrapassando a casa dos vinte milhões de reais.

Há anos que o município não recebe “dinheiro novo” para obras estruturantes devido a esta inadimplência, com exceção da área de saúde e educação. Muito embora não possua informações mais concretas sobre a saúde das finanças do município, não vejo como o poder público municipal construir qualquer obra de vulto com recursos próprios a não ser calçar algumas ruas da periferia.

Como pagar uma conta impagável? Esta é uma pergunta que muitos cidadãos, preocupados com o destino de Cajazeiras, vêm fazendo. Outros dizem que não tem como pagar. E vem logo outra indagação: então, como fazer o município adimplente? O ex-ministro da fazenda Delfim Neto costumava afirmar sempre que indagado sobre a imensa divida externa que o Brasil tinha e sempre respondia: dívida não se paga, se rola.

Desde o dia que Ricardo Coutinho assumiu o governo da Paraíba que tanto o ex-prefeito Léo Abreu, como o atual gestor não foi realizada nenhuma audiência entre estes mandatários para poder se discutir as demandas de Cajazeiras e quem tem servido de intermediário é o MAC – Movimento dos Amigos de Cajazeiras, que tem conseguido pequenos avanços, muito embora tenha havido várias tentativas para que este encontro fosse concretizado, inclusive membros do MAC pediram ao governador para que a audiência fosse realizada, mas infelizmente nada de concreto foi conseguido.

Diante da situação em que se encontra o município a única via de ingresso de novos recursos deveria vir através do Estado ou de outras instituições como a Universidade Federal da Paraíba e do Instituto Federal de Educação e tem sido por esta vereda que o MAC tem solicitado da bancada federal emendas parlamentares.

Algumas obras como o IML – Instituto de Medicina Legal, Escola Técnica Estadual, construção da Estrada do Amor, estudos técnicos para a abertura da Via Norte continuam apenas nos papéis, nos sonhos e no imaginário do povo de Cajazeiras.

A inadimplência talvez seja o maior problema a ser resolvido pelo próximo gestor do município de Cajazeiras porque do contrário não vai ser fácil à retomada do crescimento a partir da iniciativa do poder público.

Vale lembrar que a participação no processo de crescimento que vem experimentando o nosso município a maior parte é impulsionada pela iniciativa privada.

Vamos aguardar os programas gratuitos da Justiça Eleitoral para ouvirmos as propostas dos candidatos a prefeito, principalmente sobre este assunto que tanto nos preocupa.

Fazendo história
A Turma Pioneira do Curso de Direito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, colou grau no último dia 11 de julho. Numa solenidade presidida pelo diretor da instituição, Padre Agripino, tivemos a oportunidade de ouvir duas belas orações: a da oradora da turma: Kassandra Albuquerque e a do paraninfo, o juiz Judson Kildere. Foi uma noite histórica.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: