Cobrando uma definição
O Movimento dos Amigos de Cajazeiras (MAC) reúne-se, hoje, com o secretário de Planejamento do Estado, Thompson Fernandes Mariz. Em pauta, projetos estruturantes para Cajazeiras, e em especial, a obra do aeroporto regional, cujos serviços complementares continuam a passo de tartaruga, sem nenhuma perspectiva concreta de conclusão.
O empresário Alexandre Costa revelou que a conversa com o secretário será decisiva para o futuro dessa importante obra, tão sonhada e reivindicada pelos cajazeirenses há mais de 15 anos. Segundo ele, o MAC quer saber se há, realmente, a possibilidade de conclusão do aeroporto para se buscar a sua homologação junto à ANAC e, em seguida, se lutar pela implantação das linhas comerciais.
O MAC e outros setores da sociedade civil têm manifestado muita inquietação com o ritmo lento dos serviços que estão sendo executados no aeroporto, e querem uma definição por parte do Governo do Estado. A investidura do sertanejo Thompson Mariz na Secretaria de Planejamento, segundo Alexandre Costa, criou uma expectativa nova em relação a essa obra e outros projetos de interesse da região.
A verdade, é que a sociedade de Cajazeiras cansou de esperar pela conclusão do aeroporto, e vai manifestar, por intermédio do MAC, que é uma articulação séria e suprapartidária, toda a sua preocupação com a possibilidade dessa obra ficar incompleta, o que representará um retrocesso ao processo de desenvolvimento econômico e social da terra do Padre Rolim.
Com uma das maiores pistas do Nordeste, medindo 1.600 metros de comprimento por 30 de largura, e inaugurada no governo passado, o novo aeroporto de Cajazeiras está localizado a cinco km do centro da cidade. Além da pista de pouso e decolagem, já tem acesso asfaltado e estação de passageiros, sendo visto como um importante equipamento de impulso ao nosso desenvolvimento.
O MAC esperar sensibilizar o secretário Thompson Mariz para a importância da obra, mostrando que o meio de transporte aéreo é fundamental, hoje, para interiorização do desenvolvimento. Se não concluir seu aeroporto, a cidade perde a oportunidade de conquistar os voos regionais, que representam, atualmente, uma nova perspectiva real de se atrair outros investimentos, principalmente no campo empresarial.
A adesão à EBSERH
O Conselho Pleno da UFCG deverá se reunir, possivelmente, na próxima semana, para tomar uma posição final sobre a proposta de adesão da instituição de ensino ao novo modelo de gestão para os hospitais universitários. A informação é do diretor do Campus de Cajazeiras, Aluísio Rodrigues, que também é membro do Pleno. Ele revelou que, apesar das resistências de setores da Universidade, há uma expectativa positiva de aprovação da adesão.
A adesão à EBSERH II
Em Cajazeiras, a proposta de adesão ao modelo do MEC é aguardada com grande expectativa pela sociedade civil organizada, pois depende desse processo a construção de um novo e moderno hospital universitário na cidade, cujos recursos já foram anunciados pelo governo federal, além de se completar a federalização do HUJB, que já está sendo ampliado para servir de campo de estágio dos alunos da área de saúde e prestar serviços de melhor qualidade à população.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário