Censura prévia, para agradar aos governantes, gera a demissão de mais um radialista da Difusôra
A linha editorial adotada pela Difusôra Rádio Cajazeiras e pela Patamuté FM – (emissoras do mesmo grupo), que não permite que nenhum de seus profissionais faça qualquer comentário ou que noticie qualquer fato jornalístico que possa desagradar à prefeita de Cajazeiras, Francisca Denise ou o governador Ricardo Coutinho, resultou na saída da emissora de mais um profissional, no caso o radialista Eutim Rodrigues, que pediu demissão, fato acontecido nesta terça-feira, momento antes de ser iniciado o programa Sempre Alerta, da Patamuté FM.
O radialista Eutim Rodrigues, que era um dos âncoras dos programas Boca Quente (Difusora) e Sempre Alerta (Patamuté FM), havia colocado nas manchetes do programa da Patamuté, o destaque sobre o episódio de negligência do SAMU, que resultou na morte de um cidadão residente na zona norte de Cajazeiras, fato divulgado em portais e blogs de notícias e que resultou em acalorados debates na sessão da câmara municipal, ao ponto de ter sido criada uma comissão para apurar a denúncia, mas assunto barrado nos programas de rádio, para não desagradar a prefeita.
Dois minutos antes de começar o informativo que vai ao ar diariamente sempre às 11h30min, o radialista recebeu uma ligação do diretor de programação Tijoão Produções proibindo a divulgação da denúncia feita pelo vereador Antônio Galêgo contra o SAMU de Cajazeiras na sessão da câmara municipal de Cajazeiras desta terça feira 01.
No entendimento do diretor, a abordagem do assunto provocaria ligações dos ouvintes em torno do caso, que foi motivo de desentendimentos entre os próprios aliados da prefeita na câmara no dia de ontem, e por isso não deveria ser abordado.
Usando da ética jornalística e primando pela liberdade de expressão, que em Cajazeiras tem sido subtraída dos profissionais de imprensa, o radialista resolveu se demitir por conta própria, a ter que seguir interesses particulares em defesa dos governos.
Em contato com a nossa reportagem Eutim Rodrigues disse que as pressões em torno de um cala-boca em relação às denúncias contra o governo municipal vêm sendo constantes, e nos últimos dias tem se acentuando provocando a revolta dos que primam pela boa informação.
Recentemente numa entrevista do senador Cássio Cunha Lima ao programa Boca Quente, o diretor usou do mesmo artifício, coibindo qualquer pergunta mais pesada contra o pré-candidato ao governo do estado, causando constrangimento aos apresentadores do programa.
Mais – http://adjamilton.jornaldaparaiba.com.br/
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário