header top bar

Padre Djacy

section content

Campeonato Paraibano 2011

22/10/2010 às 21h48

Tenho sido perguntado sobre o Campeonato Paraibano de 2011. Será que no próximo ano vamos ter uma competição melhor que a de 2010? O que está faltando para melhorar nosso Campeonato? O que se faz necessário para que o torcedor volte aos estádios? São perguntas nessa direção que me fazem os colegas da imprensa e até torcedores.

Confesso que fico em dúvida naquilo que posso responder. Mas não omito a minha opinião, agradando ou não. Respondo. Sobre o Campeonato do próximo ano acho que vai ser no mesmo nível de 2010: fraco, desmotivado. O que falta, respondo que é entendimento e melhor atenção por parte da FPF. Para o torcedor voltar a campo, bons times. Sempre procurei ser rápido nas respostas para não ir de encontro a interesses de terceiros. Sei que muita gente defende o modelo administrativo da FPF. Eu não! Acho que está faltando mais atenção da Entidade para com seus filiados.

Alguns entendem que o Campeonato 2010 foi bom. Acho que não! Foi decepcionante, técnico e financeiro. Está faltando para o nosso futebol mais interesse em dar aos clubes estabilidade administrativa, evitando que vivam dependentes da Federação. Nos próprios clubes, com raríssimas exceções, suas direções precisam ter vez e voz e não ficar a mercê de decisões alheias. Nosso futebol precisa voltar a ter conceito e melhorar no ranking nacional. Muita gente não esquece o tempo bom em que nossos clubes se apresentavam em todas as praças esportivas do País e obtinham resultados expressivos, dignificando o futebol nordestino, paraibano. Nessa época Botafogo, Campinense e Treze eram recebidos como forças e mostravam que o Nordeste também tem futebol de qualidade.

O futebol paraibano integrava a divisão principal. Quantas vezes transmiti jogos de nossos clubes por estádios do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas, Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná, Santa Catarina, etc. Nossos clubes foram descendo de categoria, descendo, e o melhor pontuado no Brasileiro, hoje, é na série C.

Terceira Divisão. Precisamos reagir. Para tanto o primeiro passo deve ser dado pela FPF que, segundo cantam em versos e prosas, goza de prestígio ilimitado na CBF. Se é que realmente tem esse conceito, eu acredito que tenha, que o transforme em ajuda aos nossos clubes, pois, só assim, o torcedor poderá voltar a campo e incentivar seus times como se viu na década de 80. Ajudar um filiado não é dar dinheiro, facilitar ações ou atos similares. Ajudar é procurar saber a situação financeira e administrativa de cada um, Viver mais um pouco a vida do filiado. Sugerir, opinar, facilitar entendimentos e, se necessário, investir para salvar clube, ou clubes, e competição É não praticar o “venha nós, vosso reino não”.

Torcida pró Mauro Fernandes
Estamos todos na torcida em pró de Mauro Fernandes que na década de 80 dirigiu o Atlético Cajazeirense de Desportos quando o Trovão iniciava a sua marcha no futebol profissional da Paraíba. Competente, disciplinador e profundo conhecedor do futebol, Mauro Fernandes tem mostrado o seu trabalho por onde tem passado e hoje é muito respeitado principalmente na região sudeste do país. Na temporada 2009 ele levou o Atlético de Goiás para a Série A em 2010, e agora vai com certeza levar o América Mineiro para a elite do futebol brasileiro em 2011. Neste final de semana que passou o “coelho” derrotou o Icasa em Juazeiro do Norte, 3 a 2.

Sousa venceu a primeira na Copa Paraíba
Com renda de 20 reais para um público de apenas cinco pagantes, sendo um jogo só para cumprir tabela, as equipes do Sousa Esporte Clube e Nacional de Patos, travaram duelo na noite de sábado (16), no Estádio O Marizão no alto sertão paraibano. Dando a impressão de que seria uma final de campeonato, devido o grande volume de jogo e o empenho dos dois times dentro de campo, o Dinossauro conseguiu a sua primeira vitória na Copa Paraíba deste ano, ao derrotar o Canário do Sertão por 2×1. A partida válida pela 9ª rodada da competição, teve o comando do árbitro Emanuel Diniz, com auxilio dos assistentes Kilden Tadeu e Jocival Abrantes, tendo ainda Adalberto Moésia na regra três. Para o Sousa, era questão de honra encerrar a copinha deste ano com pelo menos uma vitória registrada.

BOLA DENTRO
Para a Associação Atlética Banco do Brasil da cidade de Cajazeiras. Mais uma vez Amancio presidente e Bebel diretor de esportes provam a prioridade pelos esportes e Cajazeiras se fez representar nos jogos das AABBs em Campina Grande. Aos dois dirigentes a NOTA 10!

BOLA FORA
Para a Energisa. Atrapalhou o domingo do cajazeirense e principalmente daqueles que esperam a hora dos jogos dos seus clubes pela TV. E haja privatização. Cuidado! NOTA 0!
 


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: