Caldeira Política
Por Fernando Caldeira
Cidadania-PP-João Pessoa-Cajazeiras: A eleição de Cícero Lucena (PP) em João Pessoa consolida de vez a aliança Cidadania-PP na Paraíba. Como eleição 2020 é passado e o futuro é 2022, onde certamente o governador buscará a reeleição, o reeleito prefeito Zé Aldemir (PP) passa da condição de opositor à aliado de João Azevêdo (Cidadania)!
Cidadania-PP-João Pessoa-Cajazeiras: Aliás, um forte empresário de Cajazeiras enviou, via watssap web, à “Caldeira Política”, sua previsão sobre a futura disputa pelo Governo do Estado na Paraíba: “Vou montar a chapa para 2022: Governador, João Azevedo, Vice-Governador, José Aldemir, Senador, Aguinaldo Ribeiro, ainda fica uma vaga de senador para negociar” (SIC), opinou.
Nilvan não perdeu: Numa eleição com 400.352 votantes, o 1º (Cícero Lucena) lugar obteve 185.055 votos e o 2º (Nilvan Ferreira) 163.030 votos, uma diferença de 22.025 votos. Cícero foi eleito, sem dúvida. Mas na minha ótica, Nilvan não perdeu!
Nilvan não perdeu 1: É muito simples explicar. Só se perde o que se tinha. Nilvan nunca foi candidato a nada, nem a vereador em sua Cajazeiras, e portanto, politicamente, não tinha nada, nunca teve. Agora, apesar de não eleito, sai com lastro eleitoral!
Número que falam: Dos 522.269 aptos a votar em João Pessoa, tivemos somente 348.085 votos válidos, que são os contáveis para efeito de eleição. Abstenção + brancos + nulos totalizaram 174.185 votos, ou seja, 33,35% em relação ao número de votantes aptos, e 50,04% em relação aos votos válidos. Resumo: tivemos na capital paraibana praticamente 1/3 do eleitorado se negando a escolher um dos dois candidatos. A votação do 1º colocado (Cícero Lucena) foi , apenas, pouco mais de 10 mil votos dos não contabilizados para efeito eleitoral. Recado foi enviado!
Pesquisas JP: Em relação as pesquisas realizadas durante a campanha eleitoral em João Pessoa, a Consult (Natal-RN), sem dúvida, foi a que mais se aproximou do resultado. Veja:
Resultado final Consult
Cícero …………. 53,16 % 49,20%
Nilvan ………… 46,84% 40,90%
Diferença ……. 6,32% 8,30%
2ª. ONDA: Tudo indica que o Brasil está entrando numa segunda onda do Covid-19. Relaxamento da população, festa e comemorações e campanha eleitoral são os vilões da aceleração do coronavírus.
Sandice: Em nova demonstração de insanidade, o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar as urnas eletrônicas utilizadas pelo Brasil nas eleições, mesmo sem qualquer prova ou ao menos indício de alguma irregularidade. Mas a sandice vai mais longe. Além de acusar sem provas o processo eletrônico de votação no Brasil, ele também acusa de fraude, sem prova alguma, a eleição de Joe Biden nos EUA. Em tempo: na terra de Tio Sam, a eleição é no papel, como ele reivindica para o Brasil. Vai entender!
Sandice 1: Se você pensa que a insanidade presidencial termina ai, enganou-se. Por orientação direta do Sr. Bolsonaro, o MEC baixou portaria determinando a volta das aulas presenciais em todas as Universidades Federais a partir do próximo mês. Apesar da pandemia! Professores(as), funcionários(as) e alunos(as), avôs, avós, pais, mães, filhos, filhas…., todos expostos ao Covid-19 e à morte, portanto, por capricho de um insano!
PSL: Quem tem memória se lembra: o PSL de Cajazeiras era de um lado, depois disse que lançaria candidato próprio, depois rompeu com aquele lado e passou por outro lado. Resultado: completamente derrotado. Nem um vereador elegeu. É bíblico: Deus castiga os vendilhões!
Trem das Onze: Neste domingo (6) a deputada estadual Dra. Paula (PP) será a entrevistada do Trem das Onze (radioaltopiranhas.com.br / noticiaspb.com.br)
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário