header top bar

Padre Djacy

section content

Cajazeiras no futebol paraibano da primeira divisão

04/01/2013 às 18h58

Quando o Atlético Cajazeirense de Desportos e o Paraíba Esporte Clube, entrar em campo neste domingo para se iniciar a temporada do futebol da primeira divisão do campeonato paraibano, a nossa cidade estará vivenciando um momento ímpar para o futebol local, isso se traduz marcando a primeira vez que a terra do Padre Rolim participará desta competição com dois clubes.  

A história é antiga, pura verdade, mas, temos que enaltecer o trabalho de nomes que jamais poderão ser esquecidos pelos cajazeirenses, principalmente aqueles que vivenciaram os grandes momentos de lutas que viesse consolidar o futebol de Cajazeiras no cenário estadual. E a luta começa nos anos 50 quando o Dr. Higino Pires Ferreira e um grupo de abnegados vislumbram a possibilidade de tentar colocar o Atlético Cajazeirense de Desportos nas disputas do Campeonato Paraibano, entretanto, após um estudo mais detalhado de despesas e, as dificuldades outras, resolveram abortar a ideia. Na década de 60, o Santos Esporte Clube de Sérgio David e o Sporte Clube Cajazeiras, os dois, bem que também tentaram chegar as disputas do paraibano, mas, não lograram êxito.

 Já que por via dirigentes e clubes o caminho se fazia de muitas dificuldades, foi então a vez de entrar em cena um ilustre cajazeirense, o Deputado Estadual Dr. Edme Tavares de Albuquerque, que na nos 50 integrava a equipe do Palmeiras de Sérgio David. Pois bem, com o seu trabalho sempre devotado as causas da sua cidade, Dr. Edme consegue, ao lado de Lázaro, Ionas Dunga, Eurivo Donato, Dr. Iemirton Braga, Dr. Iramirton Braga, Cabo Vicente, Sargento Afonso, professor Chagas Feitosa e alguns outros, fundar o Botafogo de Cajazeiras e levá-lo as disputas do Campeonato Paraibano de 1974, deste feita, foi essa a nossa primeira participação nesta competição. Em 1985, com a inauguração do Estádio o Wilsão, o Governador Wilson Leite Braga assume a condição de defensor da volta de Cajazeiras as disputas do campeonato paraibano e negocia a vinda do Nacional Atlético Clube de Cabedelo para sede nesta cidade e com isso, troca-se o “Cabedelo” por Cajazeiras.

Em 1991, a Federação Paraibana de Futebol cria uma espécie de segunda divisão e Cajazeiras se faz representar pelo Atlético Cajazeirense de Desportos e como vice campeão desta competição consegue a sua entrada oficial nas disputas do Paraibano. Em 2005, Tiko Miudezas funda mais um clube profissional em Cajazeiras, nasce o Paraíba Esporte Clube que como campeão da segunda divisão na temporada 2010 ganha a condição de chegada a elite do paraibano em 2011. Portanto, nesta temporada 2013 do futebol profissional, Cajazeiras e seus desportistas, terão a alegria de comemorar a participação de dois clubes na elite do futebol estadual.

FPF fará festa para lançar paraibano 2013
A primeira rodada do Paraibano está marcada para este próximo domingo, dia 6 de janeiro. Mas a abertura oficial da competição só vai acontecer no dia 11, às 20h, na sede da Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal. Com direito a desfile das musas de cada equipe participante e o lançamento da promoção oferecida pelo patrocinador do campeonato. De acordo com a presidente da Federação Paraibana de Futebol, será doado um valor de R$ 200 mil para a compra de quatro carros que serão distribuídos após o termino do Estadual. Um vai para o campeão, um para o time que ficar na segunda colocação e os outros dois serão distribuídos para o “Torcedor da Capital” e o “Torcedor do Sertão”. A iniciativa de premiar torcedores visa aumentar a média de público nesta edição da competição.

Adalberto Moésia
Além das participações do Atlético e do Paraíba no campeonato paraibano 2013, Cajazeiras terá outro representante nesta competição. Falamos de Adalberto Moésia que terá mais uma temporada como árbitro da Federação Paraibana de Futebol. Ele é considerado por muitos, o melhor árbitro em atuação no futebol estadual, disciplinador e profundo conhecedor das regras do futebol, deverá ser mais uma atração da terra do Padre Rolim, desde já, muita sorte a Adalberto Moésia.

BOLA DENTRO
Para que tanto o Atlético bem como o Paraíba possa honrar as tradições do futebol cajazeirense e que ambos realizem campanhas que propicie muitas alegrias aos seus torcedores na temporada 2013. Se isso acontecer a NOTA É 10!

BOLA FORA
Para esse lenga-lenga das obras de construção das arquibancadas do Estádio o Perpetão, uma novela sem fim. Cajazeiras merece mais respeito, isso é uma vergonha. Afinal de contas a obra virá ou não. Para este blá blá a NOTA 0!
 


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: