Cajazeiras está na iminência de registrar uma epidemia de dengue
A cidade de Cajazeiras apresentou um índice de infestação predial, por larvas do mosquito da dengue, de quase 12%, no último levantamento de índice rápido de infestação por Aedes aegypti – (LIRA), realizado pela equipe da secretaria de saúde do município. O Número é considerado elevadíssimo, levando-se em consideração os parâmetros do Ministério da Saúde, que considera aceitável um índice de até 1%, o que deixa a população exposta a um alto risco de transmissão da doença.
Pelos índices pesquisados Cajazeiras era para está registrando uma epidemia de dengue, o que, segundo o Dr. Ivan Cavalcante, ainda, não está acontecendo, em virtude do fato de que um grande número de pessoas está imunizado com relação aos tipos de vírus que circulam na cidade, pois já tiveram dengue mais de uma vez.
Esse alto índice de infestação predial é o reflexo da situação como o trabalho foi desenvolvido no ano passado. Em grande parte do ano, Cajazeiras só contou com 20 agentes, dos quais apenas 10 faziam o trabalho de campo.
Este ano foram contratados mais oito agentes concursados, mas a equipe ainda é pequena para o trabalho, já que apenas 18 ACE estão em campo e 10 estão em outras atividades, existindo inclusive áreas descobertas, como é o caso do distrito de boqueirão.
A secretaria de saúde do município não está disponibilizando, publicamente, o número de casos de dengue registrados, mas é preciso intensificar o trabalho, já que o tempo está propício para a proliferação do mosquito.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário