Atlético, 73 anos de sua fundação
Por Reudesman Lopes
Próximo 21 de julho, quarta feira, o Atlético Cajazeirense de Desportos chegará aos seus 73 anos, desde a sua fundação em 1948, quando o Dr. Higino Pires Ferreira e um grupo de abnegados desportistas desta cidade de Cajazeiras, resolveram fundar um clube de futebol.
Pelo que constatei ao longo de anos através de conversas e pesquisas em jornais e livros da época, posso assegurar que o Atlético Cajazeirense de Desportos já nascera “grande”, “forte” e muito estruturado. Pelos relatos do amigo, de saudosa memória, Francisco Anastácio, meurimão, como todos nós o conhecíamos, todo o material de jogo do time era sempre comprado em viagens do Dr. Higino Pires Ferreira, em alguns países sul americanos.
Aranha me falou que certa vez o Treze de Campina Grande estava vindo de uma excursão na capital cearense e aportou em Cajazeiras, durante uma semana, com todas as despesas pagas pelo clube da terra do Padre Rolim para um amistoso contra o Atlético.
O que mais me impressiona e nos chama a devida atenção que o Atlético é o único time do nosso futebol que não morreu, não fechou as suas portas, isso tem um significado fantástico para cidade e os seus torcedores e todos aqueles que como Francisco Anastácio, meurimão e o Dr. João de Deus Quirino “seguraram” essa longevidade do nosso representante.
Em 1985 quando se iniciava o processo de profissionalização do Atlético sentimos que a partir daquele momento um novo processo de vida começava para o clube. Hoje, adianto que Cajazeiras se une em reconhecimento e homenagens ao seu clube, aquele que leva ao Estádio Perpetão milhares de torcedores para cantar as suas vitórias e os seus feitos, aquele que orgulha a cidade e o seu povo.
O futebol é um processo e, como tal, tem os seus momentos alegrias e de tristezas, assim, o nosso clube não está fora destes. Entretanto, é honroso para todos nós cidadãos da terra do Padre Rolim, entendermos a grandiosidade do Atlético e o tamanho da dimensão deste clube.
Chegando aos 73 anos desde a sua fundação, louvemos essa história que foi construída pela grandiosidade de todos aqueles dirigentes, atletas e torcedores que tanto amam aquele que é denominado como o Mais Querido do Sertão. Parabéns Atlético Cajazeirense de Desportos.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário