As indefinições no cenário estadual
O quadro político da Paraíba não tem avançado muito, ultimamente, para as definições que o ano eleitoral exige. Faltando pouco mais de quatro meses para as convenções partidárias que vão deliberar sobre composições e candidaturas, os analistas não arriscam muito sobre as decisões a serem tomadas até junho, principalmente entre as forças de maior “musculatura” eleitoral. É o que muita gente costuma dizer; “o quadro ainda é muito nebuloso”.
Pois bem, há dois pontos considerados fundamentais nesse processo chamado pré-eleitoral, e que podem causar muitos desdobramentos: a decisão do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), de manter ou não aliança com o atual governador Ricardo Coutinho (PSB), e a possível nomeação do outro senador campinense Vital do Rego Filho (PMDB) para um ministério do governo Dilma.
Inegavelmente, são duas definições importantes no xadrez da sucessão estadual, porque terão repercussão nos dois blocos de situação e oposição. Uma decisão do senador Cássio de rompimento da aliança com o PSB, por exemplo, terá desdobramentos enormes, principalmente nas grandes cidades, gerando novos alinhamentos políticos. E uma possível nomeação de Vital para o ministério vai gerar, certamente, uma expectativa de fortalecimento do PMDB e de legendas aliadas em torno da pré-candidatura de Veneziano.
Esse é mais ou menos o cenário que se apresenta, com os partidos e lideranças deixando o tempo passar para uma posição no momento certo. O momento, gora, é só de muitas especulações e movimentação nos bastidores. Nada de avançar o sinal. E o eleitor, que tem o poder de decidir, em sua grande maioria, continua muito indiferente a tudo que acontece nas discussões de gabinete.
Perigo nas estradas
Animais e buracos nas rodovias estaduais do Sertão continuam causando muitos acidentes, alguns com vítimas fatais, como foi o caso recente do jovem universitário de Monte Horebe. Reclamações e apelos já foram feitos ao DER e aos outros órgãos competentes, mas nada tem sido feito, principalmente em relação aos animais soltos na pista. Até quando essa situação vai continuar? É profundamente lamentável.
Adalberto Nogueira
Depois de vários dias se tratando em hospitais de Fortaleza, o agrônomo Adalberto Nogueira está de volta a Cajazeiras para alegria de seus amigos. Em declarações à imprensa, ele lamentou a situação da estrutura hospitalar da região por não oferecer serviços de atendimento de alta complexidade. Na verdade, quem não tem condições de se transferir para um grande centro fica em situação extremamente difícil. É outra coisa lamentável no nosso Sertão.
Programas sociais
Muitos setores da sociedade têm estranhado a forma como algumas gestões municipais utilizam os programas do governo federal para divulgarem como ações próprias dos municípios. O Programa Comida na Mesa, por exemplo, lançado recentemente em nível nacional, muitas vezes, é levado aos contemplados e divulgado como se fosse uma iniciativa municipal. E o pior: ainda tem gente que acredita na propaganda que, intencionalmente, não cita a ação do governo federal.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário