As eleições e a apatia da população
O processo eleitoral deste ano pode registrar um fato preocupante para o atual momento político: o crescimento do número de pessoas, principalmente jovens, indiferentes às eleições para os diversos cargos. É o que revelam as recentes pesquisas realizadas no país, com o objetivo de testar o interesse dos eleitores sobre esse ato de cidadania.
De acordo com dados revelados, recentemente, pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo IBGE, 57% dos jovens entre 16 e 24 anos não demonstram nenhuma vontade de votar. Apenas 25% dos brasileiros com 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor para votar em outubro próximo. E o dado mais interessante é que, desde o ano de 2006, esse índice vem registrando quedas sucessivas.
Outra pesquisa recente da Conferência Nacional da Indústria (CNI) e Ibope também aponta essa insensibilidade do eleitor. Segundo os dados, 26% dos entrevistados, entre eles, jovens e pessoas entre 45 e 54 anos, não estão interessados na eleição deste ano, que vai eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados.
As explicações de alguns analistas políticos sobre esses percentuais de insatisfação das pessoas são muito claras. Eles citam como principais causas as contradições da política, alianças extravagantes, falta de ética e mudanças de posição de acordo com as conveniências.
Essa realidade nacional se enquadra muito bem no atual momento político paraibano, que tem sido marcado, ultimamente, por um processo lamentável de mudanças repentinas sem nenhum cunho político ideológico ou princípio ético. Tudo ou quase tudo para atender a interesses estritamente familiares de determinados agentes.
O eleitor, notadamente aquele mais vigilante e atento a essa movimentação partidária ou a essa bagunça partidária, como vem sendo chamada, dar sinais claros de insatisfação, e pode protestar no momento oportuno. Mas, será? Com toda essa apatia? Há quem aposte no pior. Há muita gente pessimista, diante do atual quadro. E com razão.
Perigo nas estradas
As rodovias do Sertão continuam registrando um quadro lamentável de abandono: buracos, mato invadindo a pista e muitos animais provocando acidentes, inclusive, com vítimas fatais Os motoristas que trafegam diariamente por essas estradas têm reclamado muito, mas nada de providências por parte do DER.
Solidariedade
Registramos com pesar o falecimento do amigo José Rafael Cartaxo, ocorrido no início desta semana. A nossa solidariedade a Cili e Ciro, aos outros filhos, aos irmãos também nossos amigos Frassales, Tantino, Dona Joaninha e demais familiares.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário