Agenda positiva
O prefeito municipal de Cajazeiras, Carlos Rafael, deverá se reunir nos primeiros dias de junho com membros do MAC – Movimento dos Amigos de Cajazeiras, para a definição de uma Agenda Positiva que busque encaminhar soluções para obras de infraestrutura e outras de alcance social relevante a serem implementadas no município até o final de sua gestão e com projeções para futuro.
Vale relembrar que o MAC vem defendendo como prioridade, e que a sociedade cajazeirense tem cobrado com veemência, é a construção do IML – Instituto de Medicina Legal, cujo projeto já está concluído e neste encontro com o prefeito poderá ser entregue ao MAC a escritura do terreno para ser encaminhado ao governo do estado, junto com o projeto, para ser feita a licitação.
Para a construção serão necessários recursos na ordem de 1,8 milhão de reais e o senador Vital do Rego já se comprometeu, para este ano com uma emenda no valor de 700 mil reais, que somados á contrapartida do governo do estado de 180 mil reais, já seriam suficientes para o inicio da obra. O restante, o MAC vai lutar para conseguir com a bancada federal.
Uma obra que vem sendo prometido desde o governo do médico Epitácio Leite Rolim é a da urbanização da Avenida José Donato Braga, conhecida como Estrada do Amor. Temos informações que o projeto foi elaborado e se encontra no DER, na cidade de João Pessoa.
Esta é uma via que interliga o centro da cidade à zona norte e que dá acesso ao Campus da UFCG, que tem cerca de quatro mil alunos, além do populoso bairro das Casas Populares e mais três novos loteamentos, sua conclusão é de importância fundamental no conjunto do complexo viário da cidade. A maioria dos veículos que trafegam pelas Avenidas Padre Rolim e Francisco Matias Rolim seria desviada para a Estrada do Amor e com a conclusão da Avenida Aldo Matos de Sá, com certeza o já caótico de trânsito de nossa cidade melhoraria consideravelmente. Esta é uma obra que consagraria qualquer gestão e seria um dos cartões postal da cidade.
O município precisa também, urgentemente, desviar o tráfego dos caminhões pesados, que circulam pelas Avenidas Brasil, Severino Cordeiro e Rotary Clube e chegam até à BR 230, vindos do município de São João do Rio do Peixe. Já houve um tempo em que o município cobrava pedágio destes veículos, na gestão do prefeito Antonio Vituriano de Abreu, porque o calçamento era sempre destruído pelo peso dos caminhões, geralmente carregados com sal, vindos de Mossoró. Agora é o asfalto que fica todo arrebentado e quase todos os meses precisa de concerto.
Existe um estudo preliminar e que se for executado resolverá este problema, cuja tendência é a de se agravar: construir a Perimetral Norte, que consiste em interligar a PB 393 (partindo do Sítio Boa Vista) a BR 230 (passando próximo do novo aeroporto). A construção desta perimetral faria crescer ainda mais a cidade no sentido Norte/Noroeste já que existe a perspectiva da construção, nesta área, de um novo Campus do IFPB, devido a ampliação e criação de novos cursos na área das engenharias, já que o atual não comporta mais novas construções.
Preliminarmente estas três obras poderão estar na pauta desta agenda que o MAC vai apreciar/ debater/ discutir com o prefeito do município. Outras obras poderão ser incluídas.
O MAC tem sido um importante parceiro e interlocutor entre a sociedade civil organizada, o governo do estado e do município, sem interferência político-partidária e vem obtendo resultados positivos nesta luta em defesa de Cajazeiras.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário