A saúde da população em risco
Por José Anchieta
Os casos de microcefalia começam a explodir, principalmente em estados do Nordeste, incluindo a nossa Paraíba. Alguns órgãos nacionais e internacionais de saúde já reconhecem a sua relação com o zica vírus, que é causado pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor da dengue e da chikungunya.
O avanço desse mosquito tem causado muitos problemas à população, nos dando a convicção de que faltou, verdadeiramente, um combate mais eficaz para se vencer essa guerra. Poder público e sociedade parecem que relaxaram mesmo e, infelizmente, muita gente convive com o Aedes, que se tornou, ao longo do tempo, um inimigo de todos.
A nossa Cajazeiras, por exemplo, é uma das cidades paraibanas com um alto índice de infestação, segundo dados revelados, recentemente, pela própria Secretaria Estadual de Saúde, o que exige, portanto, ações fortes dos órgãos responsáveis. E se pergunta: isso está sendo feito? Quais são as medidas da gestão municipal para se eliminar os focos do mosquito, que se reproduz rapidamente nas casas e nos terrenos baldios?
Essas e outras questões começam a ser externadas pela população, que já convive com uma série de outros problemas de saúde pública, a exemplo do avanço da Leishmaniose na cidade. As cobranças de setores da sociedade são muito legítimas e oportunas, e precisam de respostas concretas e urgentes do poder público, principalmente nas suas esferas mais próximas.
Em alguns municípios, a imprensa já mostra, claramente, campanhas educativas e verdadeiros mutirões de combate ao mosquito, com visitas domiciliares, orientações e eliminação dos focos.
Numa guerra que parece perdida, a palavra de ordem, agora, é congregar forças para eliminação dos possíveis criadouros do mosquito, evitando, assim, a sua reprodução em grande escala.
Pois bem, as gestões públicas de Cajazeiras e dos demais municípios sertanejos precisam despertar para essa necessidade urgente. Alegar falta de condições para tal não se justifica. É preciso se prevenir. Ou será que vão deixar virar epidemia?
Aliás, esse é um risco iminente, diante do alto índice de infestação existente e ainda da provável chegada do período invernoso.
A verdade é que a nossa população está exposta a mais um sério problema de saúde pública. E é bom não só esperar pelo poder público, que não tem demonstrado muita disposição para esse enfrentamento. É bom evitar jogar lixo em terrenos baldios, não deixar caixas d’água descobertas e tomar outras providências necessárias. O quadro é preocupante, e exige muita vontade e a mobilização de todos.
Convenção do PMDB
O ex-deputado Vituriano de Abreu confirmou à Coluna a presença em Cajazeiras, no próximo dia 20, do presidente estadual do PMDB, senador José Maranhão, para participar da convenção do partido, que escolherá seu novo Diretório Municipal. O evento será realizado na Câmara Municipal, e vem sendo aguardado com grande expectativa nos meios políticos de Cajazeiras e da região.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário