header top bar

Padre Djacy

section content

A dança dos números

09/04/2010 às 08h45

Por Reudesman Lopes

O “rebolation” entre os clubes de futebol da Paraíba está cada vez mais emocionante. Dos dez participantes trêss estão tranqüilos participando da dança final sem muita expressão corporal, haja vista suas situações não exigirem redobrados esforços para mostrar que sabem rebolar como manda o figurino. São eles Treze, Campinense e Sousa. Os demais além do “rebolation” ainda brincam no “tobogã”. “Rebolation” é a dança, como sempre, inventada pelos baianos que, na linguagem popular do brasileiro nato, nada mais é que o “reboleixon”. Pois bem, no ritmo baiano, que tanto sucesso fez no recente carnaval brasileiro, a cada rodada da competição o sobe e desce na classificação é impressionante e até entre os dois últimos colocados por que a turma da intermediária está se aproximando da “lanterna”.

O Treze disparou na ponta da fila o Campinense encostou perigosamente, mas na dança dos números, levando-se em consideração jogos em casa e fora, atribuindo-se vitória em jogos locais e derrota fora, o “Galo” chegou na cabeça. Sousa completou o trio e Botafogo e Nacional lutam para compor o quarteto final que irá decidir o Campeonato. Desportiva e Esporte permanecerão na Primeira Divisão. Briga danada vai ser para definir os dois que irão para a Segundona em 2011. Pelos números e, levando-se em consideração vitórias em casa, Auto, Atlético e Queimadense estão na disputa, com mínimas chances de ficar na intermediária a equipe da Queimadense. Assim, é que somente neste domingo data da última rodada é que saberemos que serão os dois clubes rebaixados para a segundona e quem de Nacional e Botafogo irá para o quadrangular final do paraibano.

Queimadense vence Auto e embola briga para a segundona 2011
O Auto Esporte teve nas mãos, ou melhor, nos pés, a chance de escapar do rebaixamento na noite desta quarta, 07. Mas a derrota para a Queimadense em pleno Almeidão por 2×1 embolou a briga contra a degola. A diferença de pontos para o lanterna caiu para apenas dois pontos. Com 15 pontos, o Macaco Autino precisa vencer na última rodada para se manter na série A sem depender de outros resultados. Já a Queimadense, que tem 13, tem que ganhar e torcer contra o Auto ou contra o Atlético de Cajazeiras que tem 14. A próxima rodada acontece no domingo, 11, com o Auto enfrentando o Campinense no Amigão, enquanto que a Queimadense joga contra o Treze no Presidente Vargas.

Goleada coloca galo como o número 1
O Treze goleou o Esporte de Patos pelo placar de 4×0, na noite desta quarta-feira (07) no Estádio Presidente Vargas. A partida foi válida pela décima sétima rodada do Campeonato Paraibano. Rone Dias (18/1ºT), Vavá (44/1ºT e 8/2ºT) e Andrezinho (44/2ºT) marcaram os gols do Galo. Com o resultado o Galo assegura de vez a liderança do Estadual com 38 pontos e não pode ser mais ultrapassado pelo Campinense, segundo colocado com 34 pontos. Já o Esporte, mesmo com a derrota, confirmou sua permanência na primeira divisão já que manteve os 18 pontos e não pode ser alcançado mais por Queimadense Atlético, que são os dois últimos colocados. No próximo domingo, o Treze vai enfrentar a Queimadense novamente no estádio Presidente Vargas, e o Esporte vai receber o Sousa, em Patos.

Sousa garante o sertão na decisão do Paraibano 2010
O Sousa jogou na noite desta quarta-feira (7) contra o Botafogo, no Estádio Marizão, e num confronto direto pela classificação venceu por 2 a 0 o time visitante. Agora, o time sertanejo chega aos 29 pontos e está classificado para o quadrangular final. O Belo fica com 26 pontos, é ultrapassado pelo Nacional e fora do G4 fica com a classificação extremamente ameaçada.
Agora, resta ao Belo a vitória contra o Nacional. Jogando em casa, o time pessoense tem que ir para o tudo ou nada e vencer o jogo, porque até mesmo um empate lhe deixa fora da disputa final. O Sousa, por sua vez, joga em Patos contra o Esporte apenas na expectativa de se classificar em terceiro.

BOLA DENTRO
Para a garra demonstrada pelos jogadores do Atlético no jogo contra o Campinense e para a galera que fez mais uma festa no colosso das capoeiras. Amor com amor se paga. Tenho sempre dito. Para ambos a NOTA 10!

BOLA FORA
Para a eterna teimosia do “contra ao Atlético”. Podem fazer de tudo, aliás, estão fazendo, mas, o Trovão Azul do Sertão é verdadeiramente o Mais Querido do Sertão. A fé em Deus e na justiça divina é o que move o Atlético e os seus eternos apaixonados. Que Deus tenha piedade dos “contra”. NOTA 0!


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: