header top bar

Francisco Inácio Pita

section content

A arma da guerra é biológica

12/06/2020 às 16h00

Coluna de Francisco Inácio Pita

O covid-19 é um vírus e como todos eles pequeno no tamanho mais gigantesco em sua ação, esse destruidor chegou para modificar a vida humana e matar sem piedade em todo universo. Pode alguém pensar que é exagero, mas na verdade os fatos determinam a veracidade das informações. Sabemos que tem meios de comunicação a serviço de alguns gestores e fazendo até fake News, produzindo conteúdos exagerados, mas na realidade o problema existe e precisamos tomar cuidado para não contrair esse vírus funesto. A sua atuação tem mudado o comportamento físico e psicológico da humanidade, a trajetória de vida em nosso cotidiano, obrigou universidades, escolas e outras fontes de educação presencial, aplicar novas tecnologias para o trabalho e tornar o ensino virtual, muitos professores que não viviam dentro das novas tecnologias, tiveram que se adaptar para continuar na árdua função de transmitir conhecimentos, enfim, o malvado está transformando o universo terrestre de ponta a ponta.

Alguns religiosos totalmente dominados pela fé, dizem que é uma ação de Deus para mostrar para o ser humano a sua capacidade e dar um ensino a uma parte da humanidade que está se sentindo como um Altíssimo. Há quem diga que é para cumprir as leis divinas escritas no apocalipse. Eu particularmente entendo que Deus é soberano e não castiga ninguém, apenas nos ama com toda intensidade. Boa parte do ser humano está se afastando de Deus quando pratica improbidade, mente para se dar bem, prejudica o seu irmão e usa de artimanha para embaraçar o seu semelhante com o intuito de crescer na vida. Tudo isso não tem nada haver com Deus, ele fica triste e se afasta dos que praticam maldades e façanhas desonestas.

Segundo o portal infoescola “a guerra biológica ocorre quando são usadas toxinas biológicas ou agentes infecciosos, como bactérias, vírus ou fungos, com o intuito de incapacitar ou matar seres humanos, animais ou plantas. Armas biológicas são organismos vivos ou replicados, a partir de vírus que se reproduzem, ou se replicam, dentro das vítimas hospedeiras. O uso de insetos também é considerado um ato de guerra biológica”.

Aproveitando a pandemia no Brasil, tem sem dúvidas alguns administradores desonestos e oportunistas praticando atos inconvenientes, é claro, nem todos são assim, mas segundo notícias publicadas em diversos meios informativos, há muitas denúncias de desonestidade na aplicação do dinheiro público destinado ao covid-19, tem notícias de pessoas já sendo investigadas e outras presas, são diversas acusações sérias que precisam ser analisadas pelos setores de inteligência e investigação da Policia Federal, e outros órgãos investigativos. Esses instrumentos de proteção do dinheiro público precisam tomar pé e investigar com profundidade o tema, e logo, por que muitos gestores estão agindo rápido e desviando o dinheiro federal destino ao coronavírus. As formas de desvios sãos diversas, como a compra de produtos que não chega porque compraram em firma fantasmas, aumento nos preços dos produtos comprados para sobrar o bronze para alguém, contratação de pessoas ou firmas sem licitação e pagando altos valores. São denúncias que os meios de controle das verbas públicas, devem investigar rápido, colocar na cadeia os crápulas, desonestos, oportunistas e usurpadores do dinheiro público. Não custa lembrar que tem muitos gestores honestos e aplicando os recursos com planejamentos corretos e defendendo o seu povo com respeito e dedicação, apesar de ser uma pequena parte deles em todo Brasil.

O governador do estado da Paraíba vai lançar outro decreto que libera a abertura do comércio, segundo se comenta, o decreto libera parte do comércio em João Pessoa e nas cidades do estado. O referido decreto deve trazer várias advertências tanto para os donos dos estabelecimentos comerciais como para os frequentadores. Ambas as partes precisam lembrar que a pandemia ainda não acabou. Os comerciantes precisam retomar as suas atividades para evitar a maior crise financeira da história. Todavia, a crise já está acontecendo para muitos. O que devemos triplicar os cuidados. Esperamos que ambas as partes cumpra as sua obrigação para evitar um maior surto do covid-19, sem dúvida vai aumentar os casos em todo estado da Paraíba.

Com a morte de tanta gente no planeta Terra, percebe-se que estamos vivenciando a terceira guerra mundial e de forma muito diferente do que se imaginava, são cenas de angústias para muitas famílias que já perderam os seus entes queridos e nem tiveram o direito de velar o corpo, fazer o sepultamento e lhe prestar a última homenagem. É uma situação triste por se tratar de uma doença perigosa e que ninguém tem o controle 100% ainda.

Por se tratar de uma doença estranha, apesar de não ser uma doença muito nova, o coronavírus já foi detectado em 2010, havia sumido e agora reapareceu com tudo e se espalhou em quase todo o universo. Segundo o escritor americano especialista em ciência e natureza David Quammen. Na obra, publicada em 2012 e só traduzida no Brasil recentemente, o autor retrata como vírus e bactérias que infectam em animais selvagens ou domésticos e conseguem “pular” para a espécie humana, causando a terrível doença que é transmitida ao ser humano que ficará sujeito à morte.

No transcorrer desta pandemia, a nossa mente recebe informações diárias através dos meios de comunicações, tem muitas informações corretas que podem nos ajudar a se prevenir, mas tem também muitos fake News que até nos prejudica. Cuidado! Procure ouvir e ler as informações dos meios de comunicações conceituados e que mostram credibilidade, mas não acredite em nenhuma informação sem antes fazer uma alta investigação.

Esperamos a misericórdia de Deus, por que se depender de muitos gestores do nosso Brasil, a coisa vai esquentar e ainda vai morrer muita gente. O nosso sistema de saúde não é compatível para receber uma pandemia e muitos dos nossos governantes apesar de ter verbas suficientes, estão desviando os recursos e deixando a rede hospitalar sem uma ampliação apropriada para tratar o covid-19. É triste comentar esses fatos, mas com base em várias denúncias, muitos administradores estão brincando com o dinheiro público, aplicando em coisas desnecessárias e a população em vários estados do país sujeitas a morrer sem assistência. Nosso Brasil tem muitas coisas boas, mas tem muita desorganização, só Deus para nos ajudar.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: