header top bar

section content

VÍDEO: Secretário descarta flexibilização na PB agora e diz que vacina só sai no 2º semestre de 2021

Para Daniel Beltrammi, um 'novo normal' só será possível quando houver vacina contra Covid-19

Por Jocivan Pinheiro

09/06/2020 às 16h15 • atualizado em 09/06/2020 às 16h24

O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, não vê possibilidade de flexibilização do comércio e dos serviços do estado neste momento da pandemia do novo coronavírus, quando os casos ainda crescem.

Para Beltrammi, que é médico sanitarista, um ‘novo normal’ só será possível quando houver vacina, e a perspectiva dele é que a vacina só esteja disponível no segundo semestre de 2021.

“Não dá para fazer ciência nessa velocidade. Eu também gostaria que tivesse vacina amanhã. Até lá a gente vai precisar ter um jeito de conviver com o vírus, aí é uma tarefa de todos e de cada um”.

VEJA TAMBÉM

Projeto que assegura vaga em hospital privado para pacientes do SUS com Covid-19 é aprovado

Daniel Beltrammi explica que para flexibilizar o isolamento social gradativamente, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai levar em consideração seis fatores: variação de novos casos ao longo do dia; quantidade de óbitos; respeito ao isolamento social (deve haver pelo menos 55% de cumprimento do isolamento); ocupação dos leitos de UTI de adulto; quantidade de pessoas que uma só pessoa pode infectar; e a imunidade de rebanho (quantas pessoas se expuseram ao vírus e, em tese, são imunes).

Com esses fatores, a Secretaria de Saúde vai estabelecer bandeiras de flexibilização preta, vermelha, amarela e verde. No momento, segundo Daniel Beltrammi, a Paraíba ainda está na situação de bandeira preta.

“Eu fico preocupado com essas medidas que, por exemplo, o Rio de Janeiro está tomando. É muito cedo pra isso. Não existe efeito sanfona [se piorar, retorna para o estágio anterior de isolamento], como disse o prefeito Marcelo Crivella”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: