header top bar

section content

VÍDEO: Setores sem risco de aglomeração no comércio de Cajazeiras reabrem na quarta, explica secretário

Com a nova medida do Comitê Gestor, algumas lojas poderão ser reabertas em horário reduzido, seguindo as normas de prevenção à Covid-19 e sendo fiscalizadas

Por Jocivan Pinheiro

20/04/2020 às 17h30 • atualizado em 20/04/2020 às 17h34

O Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus no Município de Cajazeiras decidiu, em reunião realizada no sábado (18), prorrogar até o dia 03 de maio as medidas de prevenção à Covid-19, regulamentando, em fase experimental, setores do comércio que são considerados não críticos, ou seja, não representam risco de aglomeração.

Com a nova medida, algumas lojas poderão ser abertas em horário reduzido, das 7:00h às 13:00h, seguindo normas de prevenção estabelecidas pelo Comitê e pela CDL e sendo rigorosamente fiscalizadas, como explica o secretário de Governo e Articulação Política José Anchieta.

VEJA TAMBÉM

Advogado explica como governadores e prefeitos podem sofrer improbidade se abrirem comércio

Na reunião com as presenças do prefeito José Aldemir; do promotor de justiça Antônio Sarmento, que é titular da Curadoria da Saúde Pública; e do presidente da CDL Alexandre Costa, ficou acertado que esses setores comerciais deverão obedecer aos seguintes critérios:

1 – Funcionamento das 07h às 13h, mantendo o distanciamento no interior de seus estabelecimentos, da seguinte forma: um funcionário para cada dez metros quadrados e dois metros de distância entre os clientes.

2 – Obrigação de fornecer máscaras para os funcionários e só permitir a entrada de clientes também com esse equipamento de proteção, além de possibilitar a descontaminação das mãos de todos os funcionários e clientes, seja disponibilizando álcool em gel ou lavatório com sabão líquido (detergente).

3 – Haverá uma rigorosa fiscalização por parte do Comitê Gestor e dos próprios comerciantes, e o não cumprimento das regras de prevenção à Covid-19 ensejará multa, suspensão do alvará de funcionamento, além das medidas penais cabíveis (artigo 330 do Código Penal).

4 – Haverá, semanalmente, uma avaliação do quadro epidemiológico do coronavírus na cidade e, em caso de positivação de testes, caracterizando crescimento da contaminação, as medidas de restrição ao funcionamento do comércio voltarão em sua integralidade imediatamente.

5 – Os segmentos considerados críticos pelas autoridades sanitárias, tais como bares, restaurantes, pizzarias, churrascarias, boates, casas de show, clubes sociais, templos religiosos, academias, eventos esportivos, culturais e sociais continuarão sem permissão para funcionamento presencial, podendo os setores que fornecem alimentação continuar funcionando em sistema de delivery.

6 – Em relação à feira livre, o Comitê Gestor está fazendo estudos para verificar a viabilidade de sua reabertura, sem que haja comprometimento à saúde dos feirantes e dos consumidores.

7 – Serão mantidas as barreiras sanitárias nas entradas da cidade, intensificando-se a fiscalização com a presença da Polícia Militar, dos agentes da SCTrans e dos vigilantes municipais.

CLIQUE AQUI E VEJA A NOTA PÚBLICA DA PREFEITURA DE CAJAZEIRAS

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: