Eleições e ‘distritão’ foram assuntos do programa Caldeirão Político; Padre diz que é contra essa emenda
Em uma conversa leve e dinâmica, onde eles trataram de vários assuntos, entre eles a eleição para governador do Rotary 4500, onde Raimundo Júnior participa.
O empresário Raimundo Júnior juntamente com o Padre Francivaldo foram os entrevistados da semana no Caldeirão Político na TV Diário do Sertão, apresentado pelo jornalista Chico Cardoso.
Em uma conversa leve e dinâmica, onde eles trataram de vários assuntos, entre eles a eleição para governador do Rotary 4500, onde Raimundo Júnior participa.
Falando sobre eleições, um dos assuntos mais comentados em todos os meios de telecomunicação do país sem dúvidas foi a votação do plenário para a nova reforma política, uma emenda que estabelece o ‘distritão’ para a escolha de deputados federais, deputados estaduais e vereadores.
A comissão da Câmara ainda não concluiu a análise dessa proposta, mas virou um dos assuntos mais comentados na semana.
O Padre Francivaldo, se diz contra a proposta do distritão, e disse que a reforma política ainda está sendo mendigada, e acha que a proposta deveria ser muito mais abrangente e tudo o que está sendo colocado é um remendo, e que as propostas devem partir da periferia para o centro, e a reforma de cima pra baixo criada do dia pra noite, não contempla a sociedade como um todo: “Muitas ideias interessantes estão ai para serem colocadas, mas eu ainda não vi.”
O que é o distitão?
É um sistema de votação eleitoral em que os candidatos mais votados são os eleitos, não havendo, assim, os chamados “puxadores de votos” – um candidato bem votado ajudar a eleger outros candidatos menos votados da coligação. Ele é comumente chamado de “Distritão” pois cada estado/município passa a ser um distrito, e se elegem os deputados/vereadores mais votados até completar-se a bancada da unidade da Federação nos legislativos.
A comissão especial da Câmara que analisa a reforma política aprovou uma mudança na Constituição que institui o sistema chamado distritão.A votação de emendas, no entanto, pode alterar pontos da reforma, que ainda passará também pelo crivo dos plenários da Câmara e do Senado.
Confira o bate papo completo de Chico Cardoso com os entrevistados no vídeo acima.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário