header top bar

section content

Cadeirinha está em falta nas lojas do Sertão da Paraíba; pais estão preocupados

Nas cidades de Cajazeiras, Sousa e Patos falta o produto. Comerciantes aguardam a entrega pelos fornecedores das cadeirinhas para os automóveis

Por

01/09/2010 às 19h08

A partir dessa quarta, dia 1º, transportar crianças de até 7 anos e meio de idade sem a cadeirinha de retenção é considerado infração de trânsito. No entanto, a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito, de número 277/2010, entra em vigor sem que todos estejam equipados. Prevista para valer a partir de julho passado, a prorrogação de 60 dias e aquisição dos equipamentos parece ser insuficiente.

Os motoristas do Sertão estão preocupados com a falta de cadeirinhas no comércio das cidades do interior da Paraíba. Segundo informações a falta do produto está ocasionando um transtorno muito grande entre pais, pois para trafegar nas rodovias federais e estaduais é preciso que as criança esteja usando o suporte de segurança estabelecido pela lei do trânsito Nacional.

Segundo a senhora Maria Carla, o uso da cadeirinha é importante e seria melhor que a lei desse um tempo até as pessoas conseguirem comprá-la.

“A lei tem que dar um tempo para os pais porque não tem cadeirinha no mercado e tá em falta em quase todas as lojas”, disse.

De acordo com dados a cidade de Sousa só tem duas unidades de cadeiras enquanto que as lojas de Cajazeiras já venderam todas, inclusive os assentos que são mais indicados para crianças de seis anos.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal mesmo que a lei já tenha entrado em vigor, os patrulheiros serão mais flexíveis com os motoristas e enquanto estiver faltando cadeirinha no mercado as multas não serão aplicadas.

Exceções
A PRF reforçou ainda que a lei não se aplica a veículos como transporte coletivo, táxi e escolares. Em veículos que possuam apenas banco dianteiro, a criança deve estar protegida pelo cinto de segurança.

A mesma regra vale se o número de crianças ultrapassar a capacidade do banco traseiro. Para motocicletas, ciclomotores e motonetas, a lei é ainda mais restritiva, só podem ser transportadas crianças com mais de sete anos e meio de idade.

No caso de crianças pequenas e que já tem sete anos e meio ou oito anos tem três resoluções.

Segundo um dos comerciantes da cidade de Cajazeiras, foi feito um pedido de assentos desde o mês de maio, mas ainda não chegou.

Veja como ficou a divisão dos equipamentos obrigatórios feita por idade.
* Bebês até um ano têm de ser transportados no bebê conforto.
* De 1 a 4 anos ficam na cadeirinha
* De 4 a 7 anos e meio no assento de elevação.

DIÁRIO DO SERTÃO
 

Tags:
Recomendado pelo Google: