Estudo indica chuvas acima da média para o Sertão em 2011
O cenário mostra que está mantido o quadro de otimismo para as chuvas do semi-árido no período de fevereiro a maio de 2011.
O padrão da temperatura da superfície do mar (TSM) observada nos meses de agosto e setembro sobre o Oceano Pacífico Equatorial indica o estabelecimento definitivo do fenômeno La Niña, o qual é caracterizado pelo resfriamento anormal das águas na região do Pacífico Equatorial.
De acordo com o Patos online, o trimestre de setembro, outubro e novembro, a tendência é de chuvas abaixo da média na região sul, acima da média para o extremo norte da região norte, e para as demais regiões as chuvas devem ficar em torno da média, quanto às temperaturas, devem ficar acima da média no setor central do Brasil, que inclui o centro-sul da Região Norte, o norte da Região Centro-Oeste e a maior parte do Nordeste. Nas demais áreas, estão sendo previstos valores em torno da média.
Este cenário mostra que está mantido o quadro de otimismo para as chuvas do semi-árido no período de fevereiro a maio de 2011, pois até lá, La Niña continuará influenciando o clima em todo o mundo.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário