header top bar

section content

Governo do Estado assinará Parceria para tornar Patos 100% saneada

Patos hoje só tem 5% de esgotamento sanitário.

Por

19/09/2010 às 16h59

A cidade de Patos terá 100% de sua área urbana saneada, com a implantação de um sistema completo de esgotamento sanitário, o que mudará completamente a qualidade de vida dos mais de 120 mil habitantes, num horizonte de vinte anos.

Patos hoje só tem 5% de esgotamento sanitário. Para isto serão investidos R$ 148 milhões. Os valores estão no patamar dos preços praticados no SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Os trabalhos devem ser concluídos em três anos.

Esta é a primeira experiência na Paraíba de Parceria Público-Privada (PPP). Nos próximos dias o Governo do Estado assinará o contrato com a empresa paulista vencedora da licitação Engeforme Comercio e Construção Ltda, com trinta anos no mercado.

O sistema consiste na construção de duas bacias coletoras (Norte e Sul), com 202 mil metros de rede coletora e 57 mil metros de rede, respectivamente. Cada uma das bacias terá seis lagoas. O diretor de Expansão da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa, Alberto Gomes Batista, avalia que esta Parceria Público-Privada vai mudar por completo a qualidade de vida da população, vai atrair novas indústrias e o saneamento de Patos em vai contribuir também com o turismo.

A PPP será da seguinte forma: a empresa ganhadora da licitação assina o contrato com o Estado, cria uma Sociedade de Propósitos Específicos (SPE), faz a captação dos recursos junto à Caixa Econômica, e executa a obra e entrega ao Governo do Estado que vai operacionalizar o sistema através da Cagepa. No período da construção a Cagepa fiscalizará todo o andamento da obra.

As Parcerias Público-Privada no Brasil existem desde o ano 2000. Os R$ 148 milhões a serem investidos serão pagos no prazo de vinte anos ao banco fornecedor através das futuras contas das ligações domiciliares de cada usuário dos serviços na cidade de Patos.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom-PB

Tags:
Recomendado pelo Google: