header top bar

section content

Secretária de saúde de Cajazeiras descarta risco de epidemia de sarampo no sertão

Raelza Borges disse que Cajazeiras e região estão preparadas para combater o vírus da doença.

Por

24/09/2010 às 19h27

A secretária de saúde de Cajazeiras, Raelza Borges, declarou nesta sexta-feira que não há risco de acontecer epidemia de sarampo na região sertaneja.

Com relação ao surgimento de casos de sarampo em João Pessoa esta semana, Raelza disse que houve uma falha por parte da secretaria de saúde da capital por não realizar uma boa campanha de vacinação contra a doença, mas as providências já estão sendo tomadas para evitar uma possível epidemia no Estado.

Segundo Raelza a população de Cajazeiras e região deve ficar atenta, pois se ocorrer qualquer suspeita de caso de sarampo, avisar imediatamente à secretaria de saúde do seu município.

“Se por acaso acontecer algum registro de sarampo em Cajazeiras as medidas serão tomadas. Nós estamos preparados e se ocorrer realizaremos um bloqueio, começando por agilizar com os agentes de saúde e PSF’s (Programa de Saúde da Família) para ficarem atentos com relação a isso”, salientou.

Prevenção
Com relação às pessoas que já tiveram casos da doença na família a secretária chama a atenção para que de imediato todos sejam vacinados, mesmo que já tenham sido imunizados.

Casos de sarampo
Essa semana na capital João Pessoa foram confirmados cinco casos de sarampo e três suspeitas da doença.

O que é sarampo?
O sarampo é um doença séria que causa febre, manchas na pele e outras complicações. Sarampo é causado por um vírus e se espalha facilmente de pessoa para pessoa, atacando principalmente crianças até 10 anos, mas esporadicamente adultos também.

Sintomas do sarampo
Os sintomas do sarampo começam em torno de 10 dias depois da exposição e a doença dura de 1 a 2 semanas. O sarampo começa com nariz escorrendo, olhos vermelhos e lacrimejantes, tosse e febre alta. Nos primeiros dias pequenas manchas brancas aparecem na boca. Depois de 2 a 4 dias manchas vermelhas começam a aparecer na face e se espalham para baixo em direção aos braços e pernas. Essas manchas geralmente duram de 4 a 7 dias e aparecem em torno de 14 dias após a exposição. Pessoas com sarampo podem contagiar outros por pelo menos 4 dias depois que as manchas apareceram.

DIÁRIO DO SERTÃO
 

Tags:
Recomendado pelo Google: