header top bar

section content

Sem familiares em São Paulo, Sertanejo é transferido para Paraíba em estado grave

José Ailton foi picado por um carrapato de Capivara durante o trabalho no interior de São Paulo e está na UTI do HRC.

Por

28/10/2010 às 12h54

O popular José Ailton Vicente, 20 anos, natural de Monte Horebe, no Sítio Gravatá, foi vítima de uma picada de carrapato de Capivara durante o seu trabalho do corte de cana na cidade Santa Barbara do Oeste, interior de São Paulo. A vítima chegou de avião na tarde dessa quarta-feira (27) à cidade de Cajazeiras em estado instável e foi encaminhado para a UTI do Hospital Regional de Cajazeiras.

Segundo o primo da vítima, Ivanildo da Silva( foto) as despesas do translado foram bancadas pela empresa que o jovem trabalhava.

Ivanildo, que trabalhava no corte de cana com seu primo disse em contato com a reportagem do Diário do Sertão, que o rapaz foi picado há dois meses e adquiriu a febre maculosa, uma doença causada pelo carrapato parasita de eqüinos (cavalos, éguas, mulas, capivaras dentre outros animais do tipo).

“Ele começou a sentir febre alta, dores de cabeça e nos músculos, não está falando, perdeu movimentos das pernas e dos braços, mas os médicos dizem que ele vai ficar curado”, disse.

Ivanildo que acompanhou em São Paulo o tratamento do seu primo, relatou ainda que a transferência do jovem para Cajazeiras se deu para que a família fique mais próxima e cuide do mesmo. Ele disse também que os médicos no HRC estão fazendo o devido tratamento da doença e que a vítima vai precisar de várias seções de fisioterapia para recuperar os movimentos.

“Agora é só esperar por Deus, para que tudo dê certo e ele fique curado logo”, salientou.

Outros casos
Perguntado pela nossa reportagem se esse é o primeiro caso da doença, Ivanildo afirmou que já aconteceu casos de outros trabalhadores serem picados pelo inseto, mas que ele é o primeiro caso da picada do carrapato na usina em que ambos trabalham.

Providências do sindicato
O presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Cajazeiras, Rigoberto Farias, Rildo do Sindicato,disse que tanto a organização como o sindicato de São José de Piranhas estão acompanhando passo a passo o problema envolvendo o jovem José Ailton e que todas as despesas com medicamentos estão sendo asseguradas pela empresa do corte de cana do interior de São Paulo.

"Se a vítima ficar impossibilitada de trabalhar, asseguraremos a sua aposentadoria”, disse o presidente do sindicato.

Entenda o que é febre maculosa, originária do carrapato de eqüinos
A Febre Maculosa não é uma doença nova, e sim uma doença reemergente, uma zoonose que já vitimou muitas pessoas no passado, no final do século XIX e início do XX, e sua transmissão é feita pelo carrapato. Não qualquer carrapato, o que se sabe é que o carrapato transmissor da febre maculosa é de uma espécie específica que parasita cavalos e eventualmente as capivaras o Amblyomma cajenense.

Os sintomas iniciais podem incluir: febre, náusea, vômitos, dor de cabeça severa, dores musculares e falta de apetite. Com a evolução da doença, sinais e sintomas podem incluir: dor abdominal, dores articulares e diarréia.

Veja a entrevista da irmã da vítima prestada ao reporte F.Dunga.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: