Após fortes chuvas, açude do Sertão paraibano corre risco de romper; a população está muito assustada
A professora Francisca Dantas Pinheiro informou que as paredes do reservatório está comprometida e pode vir a romper a qualquer momento.
A população de São João do Rio do Peixe revelou nesta quinta-feira (03) que está vivendo momentos de medo e muita tensão, devido às constantes chuvas na região, açudes e barragens ameaçam romper no município.
De acordo com informações da professora Francisca Dantas Pinheiro, mas conhecida como Neide, que reside no Distrito de Umari, o Açude de "Zé Isidro", que fica situado às margens da a BR 405, que liga a cidade de Marizópolis ao município de São João do Rio do Peixe está prestes a se romper, pois apresenta muitas rachaduras e umidade nas paredes do reservatório.
“Nesta quinta a situação piorou, pois as rachaduras aumentaram e a parede do açude está muito úmida”, disse a educadora
Outra moradora da comunidade informou que o açude é um perigo para a população, principalmente para quem reside próximo ao reservatório.
Se o açude romper vai alaga a comunidade de Umarí de Baixo, onde habita aproximadamente de mil famílias e toda água do reservatório cairá no Rio do Peixe podendo alagar os bairros do Guanabara, Várzea da Cruz entre outros, que ficarão muito prejudicados.
Em Pilões, a barragem local também transbordou e a Defesa Civil poderá solicitar a interdição de um trecho. “Precisamos dar uma limpada no local, porque tem uma estrada que passa a poucos metros da sangria da barragem que liga São João à Triunfo e Santa Helena e em caso de chuvas fortes, pode danificar o aterro da ponte e os carros não podem passar mais”, disse.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário