header top bar

section content

Gerente da 9ª regional de Saúde nega surto de meningite: ¨São casos distintos e isolados¨

A gerente da 9ª regional explicou a localidade e a gravidade dos três casos de meningite registrados.

Por

25/07/2011 às 18h26

A gerente da nona regional de Saúde de Cajazeiras, Maura Sobreira falou nesta segunda-feira (25), tranqüilizando a população com relação aos três casos de meningite que foram detectados na região. “Não é surto”, disse a gerente durante entrevista ao programa Rádio Vivo da emissora Alto Piranhas.

De acordo com Maura, os casos registrados estão em áreas geograficamente distintas e os pacientes não tiveram nenhum contato, portanto, esse não é um surto da doença.

A gerente falou sobre os três casos registrados: um em Bernardino Batista, um em São João do Rio do Peixe e outro em Cajazeiras. Segundo ela, duas internações foram feitas no Hospital Regional de Cajazeiras e uma delas no Hospital Universitário de Campina Grande.

Maura esclareceu ainda que dois dos casos foram verificados como sendo mais graves (Bernardino Batista e São João do Rio do Peixe), pois nos pacientes foi registrada a meningite meningocócica.

Medidas
A gerente da nona regional de Saúde disse que a primeira medida a ser tomada foi investigar todas as pessoas que tiveram contato com os infectados. Segundo ela, foi feito uma quimioprofilaxia, utilizando as drogas de escolha que o Estado disponibilizou para os municípios.

“Estamos em contato constante com os Secretários de Saúde dos municípios para avaliar as ações realizadas e orientar os populares quanto aos riscos”, disse a gerente.

Maura disse ainda que, a Gerência de Saúde está dando suporte aos municípios que estão fazendo o controle das pessoas que tiveram contato com os infectados.

Vacinação
Maura avisou durante a entrevista que não tem disponível vacina contra a meningite no calendário básico vacinal, só existe a vacina conjugada que pode ser feita a partir dos dois meses de idade. “É muito importante que a criança saia da maternidade já vacinada”, disse a gerente.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: