Há mais de 70 anos o açude Boqueirão de Cajazeiras é fonte de sobrevivência e lazer
Construído para amenizar a falta de água dos sertanejos, o açude é uma fonte de sobrevivência e de lazer.
A cidade de Cajazeiras foi contemplada com o terceiro maior reservatório de água do Estado, o açude Engenheiro Ávidos, conhecido popularmente como açude Boqueirão.
Localizado a 30 Km de Cajazeiras, além de fonte de renda, Boqueirão é também ponto de turismo e lazer nos finais de semana.
Construído na década de 1930 pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENOCS) e idealizado pelo engenheiro Moacir ávidos, o açude foi uma das estratégias para melhorar a vida dos sertanejos que precisavam de água.
Hoje mais de 70 anos depois não é diferente, pois o manancial tem um importante papel de manutenção da agricultura e pecuária da região, pois a comunidade ribeirinha depende do açude para sobreviver.
O Boqueirão tem a capacidade para comportar 255 milhões de metros cúbicos de água.
Mais de 500 pessoas vivem de pescaria na região na colônia dos pescadores, e são realizadas reuniões mensais para discutir a questão da pescaria no açude, pois segundo o presidente da colônia, Raimundo Rolim “o maior problema é a pesca predatória, que dificulta e prejudica os pescadores”.
Veja o vídeo:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário