header top bar

section content

Governador Ricardo Coutinho inaugura maternidade de alta complexidade em cidade do Sertão. Confira!

A maternidade está capacitada para atender procedimentos de alto risco. A expectativa é que a unidade hospitalar se torne referência no Estado.

Por

27/04/2012 às 15h45

Neste sábado (28), o governador Ricardo Coutinho irá inaugura na cidade de Patos, as obras de ampliação da maternidade Peregrino Filho.

A unidade de saúde, antes tinha 54 leitos, agora passa a funcionar com mais 55 novos leitos, totalizando 109 e vai beneficiar mais de 905 mil pessoas de 90 municípios do Sertão e Alto Sertão paraibano.

A maternidade vai contar com duas UTIS sendo uma materna com sete leitos e outra neonatal com 10 leitos. Também passam a funcionar os serviços de mamografia. Nas obras foram investidos R$ 6,7 milhões e R$ 27,6 milhões do tesouro estadual serão empregados anualmente para manutenção da unidade.

Na ampliação, as melhorias foram realizadas nos setores de enfermaria (52 leitos); garagem; almoxarifado; cozinha; medicamentos; saneantes; arquivo; bloco cirúrgico; salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto); sala de UCI (unidade de cuidados intermediários); UTI de adultos, isolamento e neonatal; rampa de acesso; subestação; gerador; sistema de tratamento de esgoto (composto de tanque séptico, filtro e valas de infiltração) e sistema de condicionamento de ar.

Para o governador Ricardo Coutinho, a ampliação da nova maternidade representa o resgate do serviço público de qualidade.
"Devolveremos para a população uma obra de primeira linha,
serviços de alta complexidade. Estamos falando de qualidade de vida, de perspectivas, de uma vida digna.”, avalia o chefe do executivo.

Além dos leitos, a maternidade passa a ter consultórios ginecológicos, salas para coleta de leite humano e cirurgias, centro de parto normal, laboratório de análises clínicas entre outras dependências visando atendimento integral à saúde da mulher.

Com os investimentos, a maternidade vai estar capacitada para atender procedimentos de alto risco, o que não acontecia anteriormente. A expectativa é que a unidade hospitalar se torne referência no Estado.

DIÁRIO DO SERTÃO com SECOM
 

Tags:
Recomendado pelo Google: