header top bar

section content

Sem água há 90 dias, população do Vale do Piancó reclama; Cagepa prevê solução. Vídeo!

Até as escolas da cidade também estão sentindo a crise da falta de água, pois, é possível dar aos alunos condições de beber água, nem usar o banheiro.

Por

30/10/2012 às 17h10

A população do município de Diamante, no Vale do Piancó está sofrendo com a falta de água no município há cerca de 90 dias. O Rio que corta a cidade e é a principal fonte de abastecimento do município está quase seco devido à estiagem, servindo apenas para consumo animal.

Um poço artesiano, cavado na cidade está sendo uma solução para os habitantes que não recebem água tratada. “Não temos mais o que fazer, só tem esse pocinho aqui e a Cagepa não está nem aí”, disse a moradora Ana Teixeira Araújo.

Algumas pessoas, como o agricultor Francisco Leite cavam pequenos poços, chamados de “cacimbas” para tentar tirar alguma coisa da terra, porém a água não é ideal para consumo humano.

As escolas da cidade também estão sentindo a crise da falta de água. A professora Francisca Possidônio disse que será preciso liberar os 200 alunos, já que não é possível dar-lhes condições de beber água nem usar o banheiro.

Na última segunda-feira (28) a população de Diamante realizou um manifesto onde fechou a PB 361, na entrada da cidade, para protestar sobre a falta de água nas torneiras.

Veja o vídeo da TV Tambaú!

Outro lado
O coordenador da Cagepa em Diamante, Diego Barbosa informou que estão sendo tomadas providências com relação à falta de água. De imediato, ele disse que as comportas de três açudes próximos da cidade serão liberadas para benefício da população.

O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, informou, nesta segunda-feira (29), após reunião na Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, que o abastecimento d’água no município de Diamante, no Vale do Piancó, deverá ser normalizado a partir desta quinta-feira (01).

Deusdete explicou que, durante a reunião, foi informado que a Agência Executiva de Gestão das águas da Paraíba (Aesa) abriu, desde a última sexta-feira (26), as comportas dos mananciais de Condado, Couro da Vaca e Piranhas com o objetivo de regularizar o nível de água do Rio Piancó.

“O abastecimento do município de Diamante é feito através de um poço instalado no leito do rio Piancó. Como atualmente o nível do rio está muito baixo, a água do poço praticamente secou. Com a abertura das comportas desses três mananciais, o nível do rio Piancó se estabilizará e, consequentemente, o poço voltará a produzir água suficiente para abastecer a população de Diamante”, explicou Deusdete.

O presidente da Cagepa disse que a previsão dos técnicos da Aesa é de que o rio Piancó comece a receber água dos mananciais de Condado, Couro da Vaca e Piranhas já a partir desta quarta-feira (30). “Com a chegada da água, estaremos prontos para restabelecer o abastecimento no dia seguinte”, concluiu Deusdete.

Veja também: Moradores de Diamante interditam estrada para reivindicar falta de água

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom
 

Tags:
Recomendado pelo Google: