header top bar

section content

Na seca, comunidade sertaneja exporta verduras para cidades com ajuda do Governo do Estado. Veja!

A produção agrícola naquela comunidade recebeu recentemente novo impulso por meio de apoio do Projeto Cooperar para melhorar a produção.

Por

03/11/2012 às 10h22

Na comunidade Cacimba Nova, na cidade de Conceição, a agroecologia é a palavra de ordem para os produtores rurais. As famílias produzem tomate, cebola, batata doce, cenoura, feijão, dentre outros produtos.

A água para irrigação é captada no açude Videl, e em plena seca os agricultores de Cacimba Nova exportavam toneladas de cenoura para o Estado do Paraná.

A produção agrícola naquela comunidade recebeu recentemente novo impulso por meio de apoio do Projeto Cooperar. Os investimentos iniciais para irrigação de lavouras somam R$ 60 mil.

Com a orientação de técnicos do Cooperar, as famílias de produtores rurais estão implantando técnicas alternativas de agroecologia, bem como práticas de conservação do solo.

O presidente da Associação Comunitária Cacimba Nova, João Costa, destacou que a produtividade está recebendo um forte impulso via a ajuda financeira do Cooperar e do Banco Mundial. “O Governo do Estado tem sido exemplar no aspecto da produtividade e nós queremos mais produção e, acima de tudo, ajudar a desenvolver o Sertão tão sofrido”, declarou.

A produção é vendida para os mercados de Cajazeiras, Patos, Campina Grande e Serra Talhada (PE).

Por meio da contribuição do Cooperar, jovens da região que precisaram partir para o Sudeste do país já estão retornando às suas famílias para atuar na agricultura irrigada. Agora, com gerenciamento adequado para gerar maior lucratividade e até criar renda para outras famílias.

DIÁRIO DO SERTÃO com SECOM
 

Tags:
Recomendado pelo Google: