Prefeitura de Carrapateira explica atraso no pagamento de funcionários
Segundo a nota, o atraso ocorreu devido aos inúmeros descontos provenientes do INSS e de quedas das verbas federais destinados aos municípios.
A Prefeitura Municipal de Carrapateira divulgou nesta quarta-feira (07) uma nota de esclarecimento para toda a comunidade, explicando aos funcionários que o atraso referente aos pagamentos aconteceu somente devido aos inúmeros descontos provenientes do INSS e de quedas das verbas federais destinados aos municípios.
A assessoria da Prefeitura disse ainda que, de acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 11,1% das prefeituras estão em atraso com o pagamento dos funcionários por falta de dinheiro para alimentar a folha de pagamento. Por questões estratégicas e para evitar exploração política, a CNM não divulgou os nomes dos municípios, muito menos a distribuição deles por Estados. Disse apenas que são 532 em todo o Brasil. O atraso médio é de um mês e meio.
Segundo a nota, a pesquisa da CNM mostra ainda que 47,8% (2.284 municípios) não conseguiram cumprir os compromissos com os fornecedores. Só no mês de outubro, em valores brutos, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 1.494.943.021. Este repasse é 1,8% menor do que o valor que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) havia previsto no início de outubro, fazendo com que o mês feche com um repasse efetivo 19% menor que o do mesmo período do ano passado. O FPM de 2012 acumula desde o início do ano até outubro um total de R$ 53,3 bilhões. Este valor é 2,81% menor, em termos reais, que o acumulado no mesmo período de 2011.
De acordo com a assessoria, por meio de Mobilizações e outros eventos, a CNM tem mostrado ao País a série de dificuldades enfrentadas pela grande maioria dos Municípios brasileiros, principalmente neste ano de 2012, que coincide com o encerramento de mandato dos 5.563 prefeitos. A queda nos valores de repasse mensal do FPM causa forte impacto nas finanças municipais e segundo a assessoria, o caso de Carrapateira não é diferente.
Veja na tabela o que acontece com as finanças do município:
DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário