Governo do Estado será acionado para reformar Patrimônio Histórico de Sousa
Leonardo Alves, presidente do FOCA, afirmou que o próximo passo do movimento é sensibilizar o Governo do Estado da Paraíba para que tome posse imediatamente do prédio
O Movimento Cultural Sousense, representado pelo FOCA – Fórum de Cultura do Alto Sertão e Coletivo Estação mobilizou a cidade de Sousa, em defesa do Patrimônio Público local.
A ação foi realizada nesta quarta-feira (07), em frente ao antigo Colégio Batista Leite, hoje Colégio Cônego José Viana, patrimônio quase em ruínas que o Movimento reclama, junto aos poderes públicos, que o mesmo seja recuperado e entregue a sociedade, para que, de maneira colegiada, possa aquele espaço vir a abrigar entidades que desenvolvam atividades educativas e formativas de arte e cultura.
Com a massiva participação de ex-alunos e ativistas culturais da cidade Sousa e região, os participantes deram um grande abraço naquele patrimônio público, ao tempo em que entoaram canções, declamaram poemas e, principalmente, manifestaram suas opiniões e reclames.
O patrimônio em questão é objeto de litígio judicial, onde particulares questionam na justiça a posse do mesmo. Com grande apelo popular, o ato público foi marcado por depoimentos emocionados de quem ali estudou.
Leonardo Alves, presidente do FOCA, afirmou que o próximo passo do movimento é sensibilizar o Governo do Estado da Paraíba para que tome posse imediatamente do prédio onde funcionou o Colégio Batista Leite e inicia sua restauração, devolvendo-o ao público. Para tanto foi elaborado um abaixo-assinado com centenas de assinaturas, as quais serão enviadas as autoridades competentes junto com as propostas do setor.
“Este é um momento histórico, estamos dando início a uma cruzada pelo respeito ao Patrimônio Público, em defesa da história e da memória dos sousenses”, afirma Leonardo Alves.
Confira as imagens na galeria abaixo, clique e aumente o tamanho.
Charley Garrido da Redação do DIÁRIO DO SERTÃO em Sousa
Texto: Geraldo Bernardo
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário