Diretor da Aesa explica liberação de comportas no açude Capivara de Uiraúna
De acordo com o diretor, a região mais castigada com a seca o Espinharas, na região de Patos.
O diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), Porfírio Catão falou nesta quarta-feira (07) sobre a estiagem nos municípios do Sertão, que de acordo com ele, aflige mais a região do Espinharas em Patos. Ele também falou sobre a liberação de água dos açudes pelo órgão.
Porfírio Catão explicou especificamente a situação do açude Capivara em Uiraúna. Segundo o diretor, é liberado um determinado volume de água para o abastecimento humano daquela região, entretanto, quase o equivalente a esse total, o açude perde somente por evaporação.
O diretor disse que as comportas do Capivara estão abertas em 2% de sua capacidade de abertura e que, caso seja necessário, o açude pode liberar um pouco mais de água para o abastecimento humano.
Porém, o diretor pediu a população que não use a água do açude sem a autorização da Aesa, pois a escassez faz com que o líquido só possa ser liberado para um fim determinante. “Se você tirar água sem autorização, pode estar deixando com sede quem precisa”, disse ele.
Ouça áudio da Rádio Líder FM
Veja também: Seca atinge agricultores no Vale do Piancó e na região de Patos. Veja situação de açudes
Açudes estão secos e animais estão morrendo; Veja situação nas regiões de CZ e Sousa
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário