Comportas dos açudes de Boqueirão e Lagoa do Arroz em Cajazeiras não serão mais abertas este ano
A água desses dois mananciais estava sendo liberada, com o objetivo de irrigar plantações, inclusive no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, em Sousa.
Diante do pequeno volume dos açudes de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas) e Lagoa do Arroz, as comportas desses mananciais não serão mais abertas para irrigação este ano. A informação foi repassada pelo engenheiro André Sarmento, chefe do Núcleo Administrativo do DNOCS em Sousa.
Mesmo diante de um quadro como o atual, a água desses dois mananciais continuava sendo liberada, com as comportas abertas, com o objetivo de irrigar plantações, inclusive no Perímetro Irrigado de São Gonçalo. Em três meses, o açude de Boqueirão perdeu mais de 20 milhões de metros cúbicos de água.
A preocupação da população de Cajazeiras e da região é grande, diante da seca que está atravessando e sem perspectivas de chuvas este ano. Muitos temem a possibilidade desses açudes, principalmente o Boqueirão secar, como já aconteceu em outras cidades.
Segundo André Sarmento o açude de Boqueirão está com as comportas abertas com apenas 11 centímetros, que representa uma vazão de 0,20 metros cúbicos por segundo, apenas para garantir o abastecimento d’água do Distrito do Gravatá, em São João do Rio do Peixe e da cidade de Nazarezinho.
Já as comportas de Lagoa do Arroz estão abertas com 25 voltas, que representa uma vazão de 0,15 metros cúbicos por segundo, para irrigação de culturas permanentes e para garantir o abastecimento d’água de São João do Rio do Peixe.
O açude de Boqueirão, que tem capacidade para 255 milhões de metros cúbicos de água, está no momento com 50 milhões 102 mil 915 metros cúbicos, que corresponde a 19,6%. No site da AESA, o açude aparece com a cor amarela, que significa dizer que está em observação pelo fato de se encontrar com menos de 20% de sua capacidade.
Já o açude de Lagoa do Arroz que tem capacidade para 80 milhões 220 mil 750 metros cúbicos de água, está com 24 milhões, 207 mil 635 metros cúbicos, que corresponde a 30,2%. Vale ressaltar que nos últimos dois anos o açude sangrou.
No dia 27 de julho, as comportas de Boqueirão foram abertas em 30 centímetros. O objetivo era liberar 18 milhões para garantir suporte hídrico no açude de São Gonçalo e para irrigação, mas foram reduzidas para 11 centímetros semana passada.
José Ronildo especial para o DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário